O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, inaugurou a sede própria da Subseção Judiciária de União dos Palmares – 7ª Vara Federal, na última sexta-feira (25/7).
André Granja ressaltou ser um momento de muita satisfação o encerramento de um ciclo que consolida a implantação de uma Vara Federal no município, o qual foi iniciado no ano de 2005, quanto tiveram início as tratativas para instalação da Vara de União das Palmares, lembrando que havia sido o primeiro juiz a judicar em União dos Palmares.
Segundo André Granja, a moderna sede própria é apropriada e adequada a uma futura ampliação de número de varas da Justiça Federal no município e devidamente estruturada para bem servir à população.
O diretor do Foro registrou os agradecimentos ao ex-prefeito José Pedrosa, na presença de sua viúva Maria do Rosário de Albuquerque Pedrosa, que iniciou o processo de cessão do terreno para a construção do prédio, ao atual prefeito Carlos Alberto Borba Bahia, bem como ao ex-governador Manoel Gomes de Barros, que prestigiaram a solenidade.
O juiz federal titular da 7ª Vara Federal – Subseção Judiciária de União dos Palmares, Guilherme Masaiti Hirata Yendo, ressaltou os benefícios, a excelência e o conforto que ganham jurisdicionados e servidores com mais uma sede própria da Justiça Federal em Alagoas, que se junta agora a Maceió e Arapiraca.
A Justiça Federal em União dos Palmares abrange 10 municípios na zona da Mata alagoana com Juizado Especial Federal e Vara Comum: Branquinha, Joaquim Gomes, São José da Laje, Colônia de Leopoldina, Murici, União dos Palmares, Flexeiras, Novo Lino, Ibateguara e Santana do Mundaú.
Estrutura
O novo prédio da Subseção Judiciária de União dos Palmares fica localizado no Distrito Industrial da cidade e o terreno foi uma doação da Prefeitura Municipal. O terreno tem 2.000 m² de área total, com uma área construída de aproximadamente 1.690 m², dividido em pavimento térreo e pavimento superior.
A nova sede dispõe de sala de perícias médicas, dois elevadores, três salas de conciliação e duas salas de audiência. O edifício possui estruturas modernas e construção com acessibilidade e área de jardim interno.
O prédio oferece, em sua estrutura no pavimento térreo, um auditório com capacidade para 78 pessoas. Segundo o diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Granja, é uma construção moderna erguida nos padrões conferidos pelo próprio Conselho da Justiça Federal – CJF.
Fonte: JFAL