Até a próxima sexta-feira (13/03), a Corregedoria Nacional de Justiça realiza em Manaus (AM) a segunda parte da inspeção iniciada em fevereiro no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA). O objetivo do trabalho é dar continuidade às atividades. Desta vez, nas varas judiciais, já que diante da extensão geográfica do Estado, não foi possível realizar toda a inspeção na primeira etapa, realizada entre 9 e 13 de fevereiro, quando a equipe esteve em Manaus.
A comissão que se encontra na capital amazonense é formada por servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por três juízes auxiliares da Corregedoria: Ricardo Chimenti, Salise Sanchotene e José Paulo Baltazar, que coordenam os trabalhos.
Conforme informações da Corregedoria, a previsão é de que, até o final de abril, seja concluído o relatório referente à inspeção. O relatório, a exemplo das demais inspeções realizadas anteriormente em outros Estados, precisará ser submetido à apreciação do plenário do Conselho e, somente após ser analisado e ter aprovadas as recomendações a serem feitas, poderá ser divulgado e encaminhado para o Judiciário do Amazonas.
As inspeções da corregedoria do CNJ – que além do Amazonas já foram realizadas nos tribunais de Justiça da Bahia, do Pará, do Piauí e no Tribunal Militar do Rio Grande do Sul – têm como principal objetivo fazer um diagnóstico do Judiciário em cada um destes Estados e, a partir daí, indicar aos tribunais medidas que levem a melhor eficiência e celeridade na prestação dos serviços jurisdicionais.
HC/SR
Agência CNJ de Notícias