Interessados em adotar crianças passam por preparação

Você está visualizando atualmente Interessados em adotar crianças passam por preparação
Compartilhe

Pessoas que buscam habilitação para adoção têm como um dos requisitos legais para integrar o Cadastro Nacional de Adoção, passar por uma preparação e, por isso, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), por meio das Varas da Infância e Juventude da Capital, promoveu durante esta semana o Curso Preparatório aos Postulantes à Adoção.

Figurando como a última etapa do processo de habilitação a capacitação é ministrada pela equipe interprofissional que atua nas Varas da Infância e Juventude. O curso é ministrado semestralmente e tem carga horária de 16 horas, para obter o certificado é necessário presença mínima de 75%. Nesta edição, se inscreveram 18 pessoas.

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras, que ministrou parte da capacitação, abordou dos procedimentos e ressaltou a importância do gesto de adotar e da preocupação do Judiciário com relação à obediência ao que determina o Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo ele, esta etapa é muito importante para que os futuros pais tirem dúvidas e recebam orientações, além de conhecer todo trabalho e cuidados que são tomados para que tudo ocorra tudo sem gerar frustrações, evitando qualquer trauma para as crianças e para os postulantes.

Fonte: TJRR