JF de São João de Meriti ganha novas instalações

Compartilhe

Há cerca de quatorze anos, pouco antes de a Justiça Federal ser instalada em São João de Meriti, mais de quarenta mil processos previdenciários estavam represados nas varas estaduais da Baixada Fluminense. O atraso na tramitação devia-se, em parte, aos reflexos do abalo que ainda podia ser sentido no sistema de seguridade social, em razão de várias fraudes descobertas no início da década de 1990. E por outro lado, era consequência da própria ausência de unidades federais para julgar essas ações (a justiça estadual atua nos processos que pedem a concessão ou revisão de benefícios da Previdência, por exemplo, quando não há varas federais na cidade).

 

Em setembro de 1998, a realidade começou a mudar com a instalação de cinco varas federais no bairro de Vilar dos Teles, em São João de Meriti, onde quatro juízes e suas equipes conseguiram, em um ano, dar conta de todo o acervo remetido pelo Tribunal de Justiça, logo que seus cartórios começaram a funcionar. A história foi lembrada pela presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, durante a cerimônia de inauguração das novas instalações da Subseção Judiciária de São João de Meriti, no dia 13 de junho. Também na ocasião, foi inaugurada  a 6a Vara Federal do município.

Maria Helena Cisne declarou sua comoção com o crescimento da Justiça Federal na região, lembrando que participou ativamente dos trabalhos de criação do foro federal meritiense, na época em que fora corregedora regional da Justiça Federal da Segunda Região: “Tive a honra de formalizar o ato conjunto com o Tribunal de Justiça, para estabelecer os termos e o cronograma de transferência do acervo. Tenho muito orgulho de ter tomado parte nessa história, porque, quando falamos de quarenta mil processos, estamos falando também de quarenta mil famílias, em sua maioria carentes, para as quais, em pouco tempo levamos um alento, um sentimento de apaziguamento, sendo o litígio sempre fonte de muita angústia”, afirmou a magistrada.

Ocupando um prédio de seis andares na Avenida Presidente Lincoln, 1090, Vilar dos Teles, a recém-inaugurada sede da Justiça Federal de São João de Meriti está preparada para oferecer condições adequadas para a prestação dos seus serviços, garantindo mais conforto e funcionalidades para cidadãos, juízes e servidores. Além disso, o prédio foi todo adaptado para receber pessoas com deficiência e portadores de necessidades especiais.

Entre as muitas autoridades civis e militares que prestigiaram a solenidade de inauguração das novas instalações e da nova vara federal, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos Pereira, o atual corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, o coordenador dos Juizados Especiais Federais e do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon, o diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Marcelo Leonardo Tavares, os juízes federais titulares e substitutos de São João de Meriti, o procurador geral do município, Berilo Martins da Silva Netto, e a presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil local, Júlia Vera de Carvalho Santos.

Do TRF 2