Judiciário alagoano reduz estoque processual e se destaca em relatório do CNJ

Você está visualizando atualmente Judiciário alagoano reduz estoque processual e se destaca em relatório do CNJ
Compartilhe

tjal

O empenho do Tribunal de Alagoas resultou no destaque do Judiciário local no Relatório “Justiça em Números 2014”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) ficou entre os estados que mais conseguiram reduzir o estoque processual.

 

De acordo com as informações do Relatório, 144.723 processos foram recebidos, enquanto 192.078 foram baixados. Esse desempenho influiu diretamente na redução da taxa de congestionamento do Judiciário de Alagoas, de 73,8% para 70%.

Mesmo com o aumento na produtividade, o Judiciário alagoano é um dos que apresentam a menor quantidade de juízes e desembargadores e servidores para 100 mil habitantes, 

Para a presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juíza Fatima Pirauá, os resultados comprovam o esforço da magistratura em dar celeridade à demanda judicial e ao cumprimento das metas do CNJ.

“Os índices obtidos pelo Tribunal de Justiça de Alagoas representam o esforço empreendido pela magistratura estadual, em especial a do 1º grau de jurisdição que, apesar de algumas dificuldades e do estresse gerado com a demanda crescente de trabalho, conseguiu empregar celeridade à prestação jurisdicional”, frisou Pirauá, que também destacou o comprometimento de todos os servidores do Poder Judiciário para garantir maior produtividade.

Segundo o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), Clóvis Correia, os números do relatório, em relação aos anos anteriores, mostram uma evolução do Judiciário alagoano. “As bases do planejamento estratégico já estão lançadas. Observamos que a modernização também já está surtindo efeito. Nossa meta é chegar a 100% dos processos digitalizados, o que vai resultar em uma melhora significativa em alguns pontos nos relatórios seguintes”, destacou Clovis Correia.