Judiciário pernambucano realiza encontros de combate à corrupção

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) realizará uma série batizada como Encontros Regionais de Combate à Corrupção. Os eventos, que reunirão juízes e servidores de todo o Estado, integram o conjunto de ações deflagradas pelo Poder Judiciário Pernambucano para viabilizar o cumprimento da Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O 1º Encontro ocorrerá no Fórum de Garanhuns em 4 e 5 de julho. Está previsto ainda para este mês o 2º Encontro Regional na Comarca de Salgueiro.

A Meta 18, definida durante o VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro de 2012, prevê o julgamento até o final deste ano de todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até 2011.

O 1º Encontro, que será conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Frederico Neves, contará ainda com a presença do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Wellington Saraiva, que fará a palestra de abertura (no dia 4, às 19 horas), e do desembargador Mauro Alencar de Barros, gestor da Meta 18 em Pernambuco.

Os desembargadores Jovaldo Nunes e Frederico Neves destacaram a importância da Meta 18 para o combate à corrupção e lembraram que o Poder Judiciário de Pernambuco está empenhado em cumpri-la. “Esta é uma das metas mais importantes do Judiciário. Temos certeza de que os juízes e servidores de Pernambuco estão empenhados no seu cumprimento” afirmou Nunes.

Levantamento – O corregedor Frederico Neves lembrou que, desde a aprovação da Meta 18, o Tribunal de Justiça vem trabalhando para viabilizar o seu cumprimento. Logo no início, foi feito levantamento dos processos alcançados pela meta, segundo o sistema informatizado de acompanhamento processual (Judwin), e encaminhada aos juízes a relação dos processos pendentes de julgamento, para fins de inspeção física e agilização.

A Secretaria de Tecnologia do TJPE desenvolveu o módulo de acompanhamento meta no Judwin. Além, disso, o gestor da meta em Pernambuco, desembargador Mauro Alencar, criou o e-mail meta18@tjpe.jus.br para que eventuais dúvidas sejam dirimidas, e reuniu-se com representantes do Ministério Público para traçar estratégias de cumprimento da meta.

“Agora, com a realização dos Encontros Regionais de combate à corrupção, o Tribunal de Justiça dá mais um passo no acompanhamento do cumprimento da meta, criando um espaço de discussão das eventuais dificuldades com juízes e servidores. Estamos unindo esforços para superar as nossas dificuldades e alcançar o objetivo proposto pelo CNJ”, afirmou Frederico Neves.

Fonte: TJPE