Juizado da Infância realiza diligências preventivas em Roraima

Compartilhe

A divisão de Proteção do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Boa Vista (RR) realizou no início deste mês diligências no município do Cantá (RR). Foram visitadas as Vilas Central, União, Félix Pinto, Serra Grande I e II, Vila Fonte Nova e São Raimundo, entroncamento da Vicinal VI c/ I.

O objetivo foi orientar, esclarecer e prevenir quanto aos procedimentos na área da infância e juventude. Ações semelhantes têm sido adotadas em Boa Vista, principalmente com relação à permanência de menores nas ruas após às 23h30, medida conhecida pela imprensa como operação Anjo da Guarda.

De acordo com o chefe da Divisão de Proteção, Jefferson Kennedy, foram realizadas várias reuniões e houve ainda distribuição de material informativo sobre exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas, direitos e deveres da criança e do adolescente. Também foram distribuídas cartilhas fornecidas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania que abordam o tema drogas.

Com apoio da Polícia Militar foram feitas diligências em bares e festas com o intuito de alertar e coibir a presença de crianças e adolescentes nesses estabelecimentos, bem como, ratificar a proibição da venda de bebida alcoólica para os mesmos.

“Aproximadamente 20 adolescentes foram encaminhados para suas residências por estarem em situação de risco, tendo os pais sido advertidos. Queremos registrar e destacar o trabalho e o empenho da Polícia Militar, que na diligência contou com participação efetiva do Cel. Vasco Ribeiro, Comandante do Policiamento do Interior, que pessoalmente diligenciou em conjunto com a Equipe do Juizado da Infância e da Juventude e do Conselho Tutelar do Município do Cantá”, destacou Kennedy.

Moradores da região comentaram a iniciativa do Juizado: “A gente agradece pela realização desse trabalho. Acredito que deve sempre acontecer, pois nos sentimos mais seguro com a presença da justiça e da polícia nos orientado sobre os procedimentos que devemos tomar”, afirmou Hidelbrando da Silva, morador da Serra Grande I. “Vocês deveriam visitar a gente mais vezes, isso é muito bom”, ressaltou Telza de Souza, da Vicinal VI.

Na avaliação de Jefferson Kennedy o objetivo foi atingido com louvor. “Considero que o trabalho realizado foi muito proveitoso, esclarecedor e, ao mesmo tempo, ouvimos as reivindicações da comunidade na área da infância e da juventude. O intuito é o de prevenir as ocorrências envolvendo crianças ou adolescentes”, concluiu o servidor.

 

Fonte: TJRR