O plantão no Juizado do Aeroporto formalizou, até esta quinta-feira (10/7), 109 atendimentos a passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A estrutura, montada pelo Judiciário estadual para atender à demanda de turistas na Capital devido à Copa do Mundo, funcionará até o dia 18 de julho, durante 24 horas.
De acordo com a estatística de atendimento, houve 91 casos relacionados a atrasos ou cancelamentos de voos, problemas com bilhetes de embarque, extravio ou violação de bagagens. Desses, 51 chegaram a acordo e os demais foram encaminhados para regular trâmite processual. Outras 18 solicitações se relacionaram à autorização de viagens e problemas com serviços oferecidos no aeroporto.
Na avaliação da juíza coordenadora dos Juizados Cíveis e Criminais (JECC) de Fortaleza, Ijosiana Cavalcante Serpa, os resultados do Juizado do Aeroporto “demonstram que tanto o consumidor quanto a empresa estão se dispondo a realizar o acordo. O consumidor sai com seu problema resolvido de imediato e a empresa ganha maior credibilidade perante seu cliente”, disse.
A magistrada ressaltou também o trabalho realizado junto às companhias aéreas no período anterior à instalação do juizado. “Nós fizemos reuniões com as empresas explicando a necessidade da conciliação, demonstrando que, ao fazê-lo, a companhia estaria melhorando o relacionamento com o cliente”.
Fonte: TJCE