Ao todo, 436 pessoas foram atendidas nos dois aeroportos do Rio de Janeiro/RJ para solucionar problemas ou buscar informações na hora de viajar para passar o Natal com a família. No período de 18 a 25 deste mês, 213 pessoas procuraram o posto do Judiciário no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e outros 223 passageiros foram atendidos no Santos Dumont.
Do total de atendimentos nos dois aeroportos, a maioria foi relacionada a pedidos de informações gerais. Também houve muita procura para esclarecer dúvidas sobre os documentos necessários para crianças viajarem, além de reclamações relacionadas a extravio de bagagem, cancelamentos e atrasos de voos.
No período, pelo menos 13 problemas foram solucionados por meio de acordo entre o passageiro e a companhia no Aeroporto Santos Dumont. Além disso, foram distribuídas 21 petições iniciais, que viraram processos judiciais na tentativa de resolver os impasses. Já no Galeão, foram realizados 38 acordos e distribuídas 12 petições iniciais.
Além dos aeroportos do Rio de Janeiro, também há juizados especiais em São Paulo (Congonhas e Guarulhos), no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília/DF, e no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá/MT. Nessas unidades de Justiça é possível resolver, de imediato, e por meio de conciliação, problemas relacionados a atrasos e cancelamentos de voos, violação e furto de bagagem, overbooking, entre outros. Tais postos foram instalados a partir de julho de 2010, depois da publicação do Provimento n. 11 da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ.
Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias com informações do TJRJ