Juízes são capacitados pela Comissão de Segurança Institucional

Você está visualizando atualmente Juízes são capacitados pela Comissão de Segurança Institucional
Compartilhe

Juízes com atuação em São Luís e em comarcas do interior participam, de 12 a 16 de agosto, de formação intensiva sobre estratégias e técnicas de autodefesa e segurança preventiva, na sexta edição do curso de Segurança Institucional (SEGINST).

A capacitação é realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), sob a coordenação da Comissão de Segurança Institucional, com apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), Exército Brasileiro e Associação dos Magistrados (AMMA). Com carga horária de 40 horas-aula, o curso tem o objetivo de capacitar juízes na adoção de noções e técnicas de autodefesa que os auxiliem na proteção de suas integridades, por meio de priorização de condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho.

Nas turmas anteriores cerca de 150 magistrados foram capacitados, nos polos de São Luís, Imperatriz e Caxias, com metodologia específica, que consiste na formação para compreender a atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e conhecer os principais protocolos de segurança adotados na proteção de magistrados.

Sexta turma

A abertura oficial da formação ocorreu nessa segunda-feira (12/8), na sede da ESMAM, com o mósulo sobre Inteligência no Poder Judiciário (IPJ), ministrado pelo formador Maurício Viegas, especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional. Estiveram presentes o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Judiciário, desembargador Raimundo José Barros de Sousa; do diretor de Segurança Institucional do Tribunal, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes; assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Judiciário, juiz Cristiano Simas de Sousa; e do presidente da AMMA, juiz Ângelo Santos.

O desembargador Raimundo Barros destacou a importância da ação – um dos pontos do planejamento estratégico de segurança institucional do Tribunal – para o desempenho profissional dos juízes, tendo em vista o alto índice de magistrados que trabalham sob ameaça.

Por meio de parcerias estabelecidas entre a ESMAM, Ministério Público e Justiça Federal, além de juízes estaduais, também participam três juízes federais e dois promotores. Além de palestras sobre segurança de magistrados e inteligência no Poder Judiciário, os juízes terão aulas práticas de tiro defensivo, táticas de defesa, direção defensiva e evasiva.

Instrutores

O quadro de instrutores é composto por Marcelo Schettini (especialista em recursos de defesa e secretário de Segurança do TRT 2ª Região –SP); Maurício Viegas Pinto (especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional pela Universidad de Alicante-Espanha) e Hipólito Alves Cardozo (especialista em Direito Administrativo/Gestão Pública com cursos em defesa pessoal, combatividade e formação de instrutor em armamento e tiro).

Também participam o tenente-coronel Alexandre Magno de Souza Nunes (diretor de Segurança Institucional e membro efetivo da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA e membro da Câmara Técnica de Inteligência, do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão); Jodson Diniz (especialista em Ciências Penais, instrutor nacional e internacional de tonfa, bastão, arma branca e arma de fogo, professor de defesa pessoal); além dos instrutores, tenente-coronel Vinícius Fonseca (TJRJ); Major Álvaro de Andrade (TJRJ); Major Leonardo Mendes de Oliveira (Assembleia Legislativa-MA), Bruno Pimentel (Capitão do Exército Brasileiro), Lidenberg Rodrigues Melo, (investigador da Polícia Civil do DF) e o tenente da PMMA Renan Leite.

Fonte: TJMA