A Vara da Infância e Juventude de Macapá encerrou na última sexta-feira(30/09), o curso “Estratégias de Prevenção ao Uso de Crack por Crianças e Adolescentes nas Comunidades”. O evento iniciou no dia 26 deste mês. A atividade foi realizada em parceria com o Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e a Secretaria de Saúde do Estado do Amapá.
A atividade é parte da campanha de enfrentamento ao uso de crack realizada pela Vara da Infância e Juventude de Macapá. Está sendo ministrada pelos servidores da Vara da Infância e Juventude: Patrícia Rameiro, Patrícia Vale e Virgílio Epifânio. Para eles, o enfrentamento à droga deve se dá especialmente nas periferias.
Voltado, principalmente, para as lideranças comunitárias, o curso tem por objetivo tornar os conselheiros de segurança dos bairros em agentes multiplicadores. Estão participando da capacitação os representantes das comunidades do Muca, Araxá, Pedrinhas, Jesus de Nazaré, Distrito do Coração e Jardim Caranã. “Desta forma, eles se tornarão efetivos promotores do acesso à informação, atuando em ações preventivas em seus respectivos bairros”, afirmam os organizadores do curso.
A capacitação atende as necessidades observadas e apresentadas pelos vinte conselheiros integrantes do curso. As necessidades foram apontadas a partir de suas vivências. O curso foi dividido em módulos. Os principais eixos são: a rede de serviços para prevenção; tratamento e reintegração social das pessoas com transtorno mental ocasionado pelo uso indevido de drogas; os efeitos do uso de substâncias psicoativas no organismo humano e os principais instrumentos e técnicas para prevenção nas escolas e comunidades.
Crack – O crack é uma droga cuja relação com a questão social e a marginalidade é bastante notória. Durante a campanha, será feito o mapeamento de todos os serviços de assistência à saúde biopsicossocial de usuários em recuperação. O mapeamento incluirá as ações de prevenção e reintegração social destas pessoas. O resultado será distribuído no mês de novembro deste ano.
Fonte: TJAP