Justiça do Amapá investe em redes sociais para informar a sociedade

Você está visualizando atualmente Justiça do Amapá investe em redes sociais para informar a sociedade
Compartilhe

Em cumprimento à Resolução 85 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que guia ações de comunicação social do Judiciário na área de Comunicação Digital, a Justiça do Amapá aderiu às redes sociais para estreitar a comunicação com o cidadão. O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) aderiu ao Twitter e conta com cerca de 9 mil seguidores. Já a fanpage no Facebook foi curtida por cerca de 5 mil internautas. No YouTube, já é possível acessar o Canal TJAP Notícias, dedicado a informações produzidas pela Justiça Amapaense para a população. Sessões plenárias, posses, cursos, eventos: tudo é transmitido por meio de reportagens na internet.

A adesão às ferramentas de comunicação que caíram no gosto do cidadão é ampla. Com o perfil @tjap_oficial no Instagram, rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, a instituição avança a adaptação do tribunal aos novos tempos e à sociedade digital, a fim de difundir informação em tempo real e atender as necessidades dos cidadãos. Integra também a Comunicação do Judiciário amapaense a página do TJAP no Flickr, site que hospeda e o divulga fotografias, documentos gráficos e vídeos.

Em 2016, a Justiça do Amapá disponibilizou o Zap Justiça, canal de comunicação com o magistrado, servidor e jurisdicionado. O objetivo da ferramenta é difundir vídeos com, no máximo, um minuto de duração com informações como direito do consumidor, empreendedorismo, dicas de saúde, economia, agenda cultural, qualidade de vida, eventos e mensagens de estímulo. Os vídeos são produzidos por servidores, magistrados, colaboradores, advogados, estagiários e bolsistas.

“A inserção da instituição no mundo virtual tornou-se necessária devido à evolução na comunicação, que passou a ser extraordinariamente dinâmica e rápida, atingindo muito mais pessoas em tempo mínimo, e, melhor ainda, independentemente de onde more o cidadão. Tudo isso graças à rede mundial de computadores, internet, tablet, celular”, ressaltou a diretora da Assessoria de Comunicação do TJAP, Bernadeth Farias.

Transparência – Na era das tecnologias de inovação, a inserção da instituição em novos meios é essencial para a evolução da comunicação, que ganhou rapidez instantânea. “Hoje, as redes sociais são importantes instrumentos de transparência e compartilhamento das ações da Justiça, ou seja, um canal direto de informação a serviço da cidadania. O que mais chama atenção nesse contexto é o interesse cada vez maior do cidadão em saber o que se passa no Poder Judiciário”, analisa a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini.

Fonte: TJAP