Justiça eleitoral da PB moderniza sistema de prevenção e combate a incêndios

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral da PB moderniza sistema de prevenção e combate a incêndios
FOTO: TRE-PB
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concluiu os serviços de engenharia, voltados à modernização do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios de seu edifício-sede. As inovações irão garantir à sede da Justiça Eleitoral paraibano mais segurança e acessibilidade às pessoas que transitam por suas dependências, além de melhor desempenho na gestão de sua infraestrutura.

As reformas duraram cinco meses e foram realizadas por meio da Seção de Engenharia e Arquitetura (Searq) e da Coordenadoria de Serviços Gerais (Coseg), unidades vinculadas à Secretaria de Administração e Orçamento (SAO).

O edifício recebeu as seguintes melhorias: elevação da altura dos guarda-corpos dos vãos internos, adequando-os às atuais exigências das normas técnicas e orientações do Corpo de Bombeiros; substituição de todos os corrimãos das escadas sociais e de incêndio, em observância às normas técnicas de altura, apoio, acessibilidade e facilidade de evasão, no caso de eventuais situações de riscos; e instalação de detectores de fumaça em ambientes com carga elevada de incêndio, além de detectores de temperatura nas casas de máquinas.

Também foram feitas substituições no Sistema de Alarmes contra Incêndios por moderna central de alarmes; do Sistema de Iluminação de Emergência; e de todas as portas corta-fogo nas escadas de incêndio. O número de pontos de distribuição de extintores de incêndio também foi ampliada, modernizado o Sistema de Recalque de hidrantes na casa de bombas e foram instaladas fitas antiderrapantes em todas as escadas do prédio.

Treinamento

Paralelamente a tais ações, o tribunal formou em agosto deste ano, sua primeira turma de brigadistas, composta por servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores que poderão atuar na prevenção e combate a incêndios, e também em eventuais situações de emergência, na evacuação, primeiros socorros e resgates de pessoas em risco.

Segundo o coordenador de Serviços Gerais (Coseg), Valter Félix da Silva, desde 2019, o tribunal deu início ao processo de modernização dos sistemas de prevenção contra incêndio em suas edificações, com a conclusão de serviços do Anexo I – Depósito de Bens, localizado no Distrito Industrial de João Pessoa. “Para 2023, está prevista a modernização das instalações do NVI – Depósito de Urnas, localizado no Bairro do José Américo, na capital e, em seguida, o objetivo é estender tais projetos para as demais Unidades Administrativas da Justiça Eleitoral em todo o Estado da Paraíba”, disse.

O secretário de Administração e Orçamento (SAO), Arioaldo Araújo Júnior, registrou que todo o trabalho vem sendo planejado, coordenado, gerido e fiscalizado pela Seção de Engenharia e Arquitetura (SEARQ), por meio do seu competente quadro de técnicos e engenheiros, em conjunto com a Secretaria de Administração e Orçamento (SAO) e Coordenadoria de Serviços Gerais (Coseg).

Fonte: TRE-PB

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária