Justiça Federal instala centro de conciliação em Bento Gonçalves

Compartilhe

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS) instalou hoje (25/2) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da subseção de Bento Gonçalves. Com isso, a instituição supera a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e passa a contar com unidades especializadas em conciliação em todos os municípios onde existe mais de uma vara federal. O Cejuscon da cidade serrana é o 15º no estado. Na mesma ocasião, foi inaugurado um posto de atendimento bancário da Caixa Econômica Federal no prédio da JFRS.

Presente na cerimônia, o superintendente da Caixa na Serra gaúcha, Ruben Valter Grams, manifestou satisfação em participar do momento solene. “Estamos muito felizes em estar aqui, instalando um braço nosso junto ao Judiciário. Era um sonho antigo, que dificilmente poderia ter sido realizado antes da construção da nova sede”, afirmou.

Para a diretora do Foro da Subseção Judiciária de Bento Gonçalves e coordenadora da estrutura recém-inaugurada, juíza federal Luciana Dias Bauer, a iniciativa é mais do que bem-vinda. “Estamos de casa nova e recebemos com muito prazer a Caixa e o Cejuscon, centro judiciário que traz a palavra cidadania já em seu nome. O Judiciário tem que se aproximar cada vez mais da população e essa nova ênfase na resolução de conflitos vai agregar muito aqui em Bento Gonçalves. Espero que a Caixa seja nossa parceira e que, desta reunião, já resulte uma data para fazermos o nosso primeiro mutirão”, disse.

Cultura – Já o diretor do Foro da Seção Judiciária do RS, juiz federal José Francisco Spizzirri, destacou os esforços empreendidos na disseminação da cultura de conciliação pelo estado. “É uma grande satisfação cumprir, na data de hoje, 100% da meta que nos impusemos, porque a meta do CNJ previa a instalação de Cejuscons onde houvesse cinco ou mais varas. Decidimos fazê-lo em todos os municípios com duas ou mais varas. Quando cheguei à Direção do Foro, assumi essa missão. Em questão de quatro meses, estamos instalando o último Cejuscon de nossa lista. Temos grandes expectativas para esta nova unidade”, afirmou.

O coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (Sistcon), desembargador João Batista Pinto Silveira, lembrou os benefícios da resolução pacífica de litígios. “A conciliação tem essa característica de abreviar. Por exemplo, temos casos em que o segurado do INSS está precisando de um benefício pra sobreviver, e o processo é demorado, não por falta de dedicação dos juízes e servidores, mas porque o volume de trabalho é assustadoramente grande. A solução autocompositiva é, por excelência, a melhor forma de resolver o conflito. Ela traz um alto grau de satisfação entre as partes e faz com que instantaneamente se decida a pendência”, destacou.

Fonte: JFRS