Justiça Restaurativa contribuiu para escola em Santana (AP) superar meta do IDEB 2019

Você está visualizando atualmente Justiça Restaurativa contribuiu para escola em Santana (AP) superar meta do IDEB 2019
Arte: TJAP
Compartilhe

A Escola Municipal Piauí, localizada em Santana (AP), conquistou 5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2019, atingindo e superando a meta estabelecida para o período – que era 4,1. Localizada no Igarapé da Fortaleza, a escola implantou a pedagogia da Justiça Restaurativa como forma de prevenção e solução de conflitos, dentro do Projeto Escola Restaurativa.

Segundo a juíza Larissa Noronha, coordenadora do Cejusc de Santana, a Escola Piauí foi uma das primeiras a receber os cursos de formação do Projeto Escola Restaurativa, uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Secretaria de Educação. “O Poder Judiciário como um todo se alegra por esta conquista, pois é uma conquista que pertence a todos nós, pois uma escola que usa as práticas restaurativas como metodologia pedagógica atua na prevenção de conflitos, na criação de relacionamentos saudáveis e no desenvolvimento de cidadãos.”

“Os estudantes que têm essa vivência desenvolvem mais responsabilidade e consciência do seu papel na sociedade em que vivem”, afirma Larissa Noronha. “Assim, os conflitos passam a ser percebidos e manejados como uma oportunidade de melhorar, rever algumas atitudes e passar a fazer melhor, o que é uma vitória para todos nós que fazemos parte da Escola Restaurativa.”

De acordo a coordenadora do Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas do MP-AP, a promotora de Justiça Sílvia Canela, após a qualificação, corpo técnico, professores, pais e alunos se tornam disseminadores da cultura de paz.“Este índice alcançado no IDEB pela Escola Piauí é resultado do trabalho realizado para implantar a cultura da paz em nossa sociedade. O envolvimento de professores, pais e alunos com os Círculos Restaurativos resolveu conflitos internos e promoveu a motivação coletiva.”

Realizada em 2016, capacitando o corpo docente, e aplicada desde fevereiro de 2017, a capacitação em práticas restaurativas tem ajudado a despertar o interesse dos estudantes na escola e em suas atividades. “Com as Práticas Restaurativas começamos a tomar mais decisões em conjunto com a comunidade, melhorando o atendimento de alunos e pais. Acredito que os bons resultados são reflexos disso”, defendeu a diretora da escola, Érica Góes.

Érica Góes também relata que a implementação das ações de práticas restaurativas na Escola Municipal de Educação Básica Piauí vem promovendo mudanças significativas na comunidade escolar, “tanto no que se refere ao relacionamento aluno-aluno e aluno-professor, como também nas relações com demais servidores e a família”.

“Outro aspecto relevante é a melhoria na aprendizagem dos alunos, refletindo diretamente na elevação do IDEB da escola, superando inclusive as metas projetadas para o ano de 2021 e colocando-a na primeira posição em relação às demais escolas das redes municipais, estadual e privada do estado do Amapá”, acrescentou a diretora.

“A escola Piauí se destacou como a melhor do estado em relação ao Ensino Fundamental II, no IDEB 2017. E neste ano atingimos a meta no Ensino Fundamental I e nos destacamos sendo a única escola municipal em Santana a conseguir esse mérito, o que nos deixa bastante gratos por esses feitos.É uma alegria não só para o corpo docente, mas também para a comunidade atendida pela escola.”

IDEB

Criado em 2007, o IDEB reúne os resultados do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados obtidos no Censo Escolar, das médias de desempenho nas avaliações do INEP,do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

Medido a cada dois anos, o Ideb é apresentado numa escala que vai de zero a dez – a nota 6,0 foi obtida pelos países que ficaram entre as 20 melhores colocações em todo o mundo.

Fonte: TJAP