Justiça usa barco para chegar ao interior do Amapá

Compartilhe

Contagem regressiva para a partida do Barco Tribuna da Justiça Estadual. Na tarde do dia 18 de agosto (sábado), a embarcação sairá da Rampa do Santa Inês com destino ao Arquipélago do  Bailique, localizado a cerca de 200 quilômetros de Macapá (AP). Serão doze horas de uma viagem que vai levar a bordo um grupo de quarenta pessoas que, entre outros sentimentos, carregam o desejo de levar cidadania e solidariedade às famílias ribeirinhas.

Esta será a 100ª Jornada Itinerante Fluvial realizada pelo Poder Judiciário. Durante uma semana, os moradores do Arquipélago do Bailique e demais comunidades adjacentes terão acesso aos serviços da Justiça, que estará realizando atendimentos pelas Varas de Família, Cível, Criminal e pela Vara da Infância e da Juventude.

Na Jornada Itinerante Fluvial, os ribeirinhos também terão acesso à emissão e recebimento de documentos como carteiras de identidade, título de eleitor, além de atendimentos por parte do Ministério Público, Caesa, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral e Instituto do Meio Ambiente e Reordenamento Territorial.

A juíza Stella Simone Ramos, coordenadora da Jornada, disse que além da expectativa de que tudo saia corretamente, há também um sentimento de comemoração. “Realizar cem Jornadas, sem falhas, com aquele compromisso com a comunidade, com o calendário fixo, é realmente motivo de grande comemoração”.

Pelo cronograma de atividades da 100ª Jornada Itinerante, nos dias 20, 21 e 22, as atividades serão concentradas na Vila Progresso. No dia 23, na localidade de Itamatatuba; dia 24, na comunidade de São Raimundo, e dia 25 na localidade de Carapanatuba. A solenidade oficial de abertura da Jornada ocorrerá na segunda-feira, 20 de agosto, com a presença do desembargador-presidente do TJAP, Mário Gurtyev de Queiroz.

Do TJAP