Desembargadores e juízes do TRT de Sergipe participam do IV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados. O evento, promovido pelo tribunal através de sua Escola Judicial (Ejud), discute temas atuais do Judiciário Trabalhista, como ‘Processo Judicial Eletrônico’, ‘Segurança Pública e Magistratura’ e ‘Execução Trabalhista na Falência e Recuperação Judicial de Empresa’. A abertura do curso foi realizada na manhã do dia 6 de agosto e contou com as presenças do desembargador presidente Jorge Cardoso, da desembargadora Rita Oliveira, vice-presidente do tribunal, e da juíza Flávia Pessoa, coordenadora da escola.
No primeiro dia de curso, magistrados de primeiro e segundo graus assistiram a uma palestra sobre ‘Impacto da Virtualização dos Processos de Trabalho na Saúde dos Magistrados’, com a médica Márcia Montalvão, servidora do TRT, e o fisioterapeuta Jader Neto. “Os verdadeiros impactos somente serão conhecidos com o tempo. Mas, para que possamos identificá-los de fato, é preciso estarmos preparados para mensurá-los e compará-los e, assim, propormos a intervenção necessária. O lado positivo dessas mudanças talvez seja o fato de que estamos delineando um novo modelo de saúde para os tribunais, mais focado na prevenção dos agravos ocupacionais”, disse Márcia Montalvão.
A programação do primeiro dia foi encerrada com a palaestra do desembargador Edilton Meirelles, do TRT da 5ª Região (BA), sobre `Princípio da Vedação ao Retrocesso Social’. No dia 7 serão realizadas as palestras ‘Processo Judicial Eletrônico’, com o desembargador José Eduardo Chaves, do TRT da 3ª Região/MG, e ‘Execução Trabalhista na Falência e Recuperação Judicial de Empresa’, com o advogado João Glicério.
Na quarta-feira (8) acontecerão mais duas palestras sobre ‘Segurança Pública e Magistratura’, com o delegado Gabriel Nogueira, da Polícia Civil de Sergipe, e ‘Aspectos Controvertidos do Pje-JT’, com os juízes do Trabalho Hider Amaral, Alexandre Manuel, Marta Cristina e Ariel Salete, do TRT da 20ª Região (SE).
Do TRT-20