O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), ofereceu nesta semana mais um treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) a seus quadros. Desta vez, servidores e magistrados das comarcas de Alta Floresta, Juína e Sinop tiveram a oportunidade de aprender a manusear a ferramenta.
O treinamento foi ministrado na segunda-feira (15/8) em dois períodos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As três comarcas foram escolhidas para receber a capacitação porque, nas próximas semanas, receberão o PJe. Assim, será necessário que os magistrados e assessores saibam manuseá-lo corretamente.
Para o juiz Conrado Machado Simão, da 2ª Vara de Juína, é necessária a adequação à modernidade e o PJe trará isso para a Comarca de Juína, especialmente por proporcionar maior celeridade aos processos. O magistrado acredita que este é o momento para tirar as dúvidas sobre a ferramenta, para que no dia a dia se torne mais fácil a utilização do PJe.
Excelência – “Imaginamos que esta é a nossa oportunidade de errar, para que na nossa atividade não erremos, porque na nossa função, quando há erro, podem ocorrer prejuízos diversos para a parte e não podemos deixar isso acontecer. Esta é a oportunidade de aprendermos, de errarmos e buscarmos excelência no exercício da nossa função”, destacou o juiz.
A assessora Vanessa de Oliveira Sussai gostou de ter contato com a ferramenta que, em breve, será implantada na Comarca de Sinop. “O PJe chegará à comarca e, por isso, é bom participar desse treinamento. Existem dúvidas de colegas de outras comarcas e aqui nós conseguimos dividir as dúvidas e saná-las. A ferramenta dará celeridade para os processos”, disse.
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação implantará o PJe na Comarca de Alta Floresta em 26 de agosto. Já a Comarca de Juína receberá o sistema no dia 30. No Fórum de Sinop, a previsão de implantação é para o mês de setembro, no dia 13.
Passo a passo – De acordo com o instrutor Rosivaldo Rodrigues, é feito um passo a passo com os assessores e magistrados para que eles consigam entender o funcionamento do sistema. “Como é uma ferramenta nova, é feito exatamente um passo a passo. Do início ao fim, mostramos como acessar o sistema, as tarefas do processo, como elaborar uma minuta dentro do sistema, como o magistrado assina e como esse processo é mandado para Secretaria”, descreveu.
Nestas quinta-feira (18/8) e sexta-feira (19/8), os servidores das Secretarias das comarcas de Alta Floresta, Juína e Sinop estarão na Escola dos Servidores do Poder Judiciário para participar de mais uma capacitação relativa ao PJe.
Fonte: TJMT