Mediadores voluntários passam por estágio no TJMT

Compartilhe

Os 25 funcionários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que atuam como conciliadores/mediadores voluntários iniciaram recentemente o estágio supervisionado, conforme prevê o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e já conseguiram bons resultados. Das seis audiências agendadas na Segunda Vara de Família e Sucessões da Comarca de Cuiabá, quatro foram realizadas, sendo que em três situações foram obtidos os acordos.

Coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, o estágio supervisionado faz parte dos trabalhos de continuidade do curso de capacitação do grupo, realizado em outubro do ano passado, com carga horária de 40 horas. As aulas foram ministradas pela funcionária do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Vânia Loureiro, que continua responsável pelas avaliações.

A primeira etapa do curso consistiu no ensino da parte teórica. Neste momento, o treinamento é realizado com foco nas questões práticas. Atuando como mediador, o servidor Ademir Ajala Cristaldo Júnior explica que os 25 voluntários foram divididos em quatro grupos. Em cada turma, um mediador foi escolhido como supervisor, a quem cabe a responsabilidade de avaliar o trabalho desenvolvido pelos colegas.

Os mediadores têm o dever de realizar 10 sessões, nas quais serão avaliados pelo supervisor e pelos próprios voluntários. O relatório com o desempenho será encaminhado para Vânia Loureiro, que verificará se o mediador tem condição de receber a certificação.

As audiências devem ocorrer até o dia 27 de março, podendo haver prorrogação. Além do estágio supervisionado, os mediadores voluntários participam do Grupo de Estudos Mediação/Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Divididos em duplas, apresentam semanalmente seminários relacionados a temas de relevância para a atividade.

Do TJMT