Miguel Calmon avança na digitalização de processos para implantar PJe

Você está visualizando atualmente Miguel Calmon avança na digitalização de processos para implantar PJe
Compartilhe

Dias após a Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) determinar que o envio de petições à Vara Cível de Miguel Calmon (BA) fosse feito somente pelo sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), o juiz Valnei Mota de Alves Souza iniciou a digitalização dos processos que tramitam na comarca. A utilização de certificação digital na comarca começou no dia 27 de março. Com apoio de setores da administração pública e da população locais, o magistrado e os servidores digitalizaram cerca de três mil processos cíveis.

“Este número representa 60% do acervo cível, que está em torno de 5,3 mil processos em tramitação na comarca”, disse o juiz. O acervo total, incluindo a parte da área crime, chega a 6 mil processos.

Também participam dos trabalhos colaboradores da Prefeitura, da Câmara Municipal e voluntários. “Os voluntários e colaboradores estão digitando e digitalizando documentos, com a presença dos servidores da comarca”, explicou o juiz Valnei Alves, acrescentando que, também, conta com apoio de advogados locais.

A Comarca de Miguel Calmon recebeu equipamentos de informática, enviados pela Presidência do Tribunal de Justiça, para a digitalização dos processos, o que muito ajudou para a eficácia dos trabalhos, segundo avaliação do magistrado. “Q ueremos digitalizar todo o acervo da comarca e, com isso, facilitar a implantação e funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), como é a proposta do Tribunal de Justiça da Bahia”, ressaltou.

Fonte: TJBA