Novo Fórum é inaugurado em Laranjeiras do Sul

Compartilhe

No dia 17 de dezembro de 2012, o município de Laranjeiras do Sul recebeu um novo Fórum, que leva o nome do desembargador Marçal Justen. O prédio recém-construído passa abrigar todas as Varas e Juizados Especiais da comarca e funcionará na avenida Santos Dumont, esquina com a rua Presidente Kennedy. A obra possui uma área construída de 3.745,56 m², dividida em dois pavimentos. A solenidade, bastante prestigiada, aconteceu no salão do Tribunal do Júri do novo edifício e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

 

Em seu discurso o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, lembrou que o Fórum foi construído com recursos do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus). “Todo o dinheiro arrecadado em cartórios tem um percentual de 0,2% que vai para este fundo. Esse dinheiro é aplicado na melhoria do poder judiciário, a prova está aqui”, explicou. O desembargador Kfouri Neto afirmou ainda que a arrecadação é importante para devolver o dinheiro para a população. “Se nós não precisássemos cobrar nada, fazer o serviço gratuito para a população, isso seria ideal, mas também tem que haver uma cobrança social, isto é, aquele que pode mais paga mais, aquele que pode menos paga menos”, ressaltou.

Na cerimônia a juíza diretora do Fórum, Luciana Luchtenberg afirmou que a obra inaugurada naquele ato “representa a síntese da nossa disposição de elevar Laranjeiras do Sul aos melhores níveis no que diz respeito ao bom atendimento e a modernização da estrutura judiciária nesta comarca”.

A magistrada ainda ressaltou a necessidade de um novo espaço para os jurisdicionados. “O até então prédio antigo do Fórum já não mais comportava o acolhimento do público de forma digna e confortável. Sem falar da inexistência de qualquer tipo de acessibilidade. Por vezes, audiências tinham que ser realizadas ao lado de fora do prédio do Fórum haja vista a dificuldade de portadores de necessidades especiais em adentrar ao local”. Por fim, a diretora do Fórum agradeceu a todos que empenharam esforços para que o projeto de um novo prédio se concretizasse. “Esta obra é fruto de um trabalho e esforços coletivos, tornando-se possível graças à colaboração mútua e inestimável e a parceria profícua entre o Tribunal de Justiça deste Estado, OAB, subseção Paraná, e os poderes executivo e legislativo locais”, disse.

O prefeito de Laranjeiras, Berto Silva, mencionou que a obra apresenta como característica principal, a capacidade de atender à população atual como também as das próximas décadas. “Eu poderia acrescentar um outro aspecto, que foi o da construção, que agregou aqui centenas de trabalhadores bem remunerados, e que pelo seu tamanho agora necessitará muitos mais”, concluiu Berto Silva.

O novo Fórum tem o nome do seu patrono, desembargador Marçal Justen, que foi o primeiro juiz de Direito da comarca. A filha do magistrado, Chloris Elaine Justen de Oliveira, participou da solenidade, ocasião em que fez um discurso emocionado e aproveitou para relembrar de fatos marcantes de quando morou em Laranjeiras do Sul.

Também presentes à cerimônia o gestor do processo de instalação e estatização do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; a promotora de justiça, Priscila da Mata Cavalcante; o desembargador Ruy Fernando de Oliveira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Laranjeiras do Sul, Almir Machado de Oliveira; o deputado estadual Nereu Moura, entre outras autoridades civis e militares.

Marçal Justen – Patrono da comarca de Laranjeiras, por ter sido o primeiro juiz de Direito da comarca, nasceu em Curitiba em 11 de setembro de 1917. Em 1942 gradou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná. Foi professor da disciplina de Direito Penal na Faculdade de Direito de Ponta Grossa e um dos fundadores da Amapar. Atuou como advogado e promotor substituto até 1944, quando então passou a integrar a magistratura. Em 1967 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, cargo que ocupou até seu falecimento, em 1978. Tornou-se nome de rua, de praça e de escola municipal em sua cidade natal, Curitiba, e dos jardins do Fórum de São José dos Pinhais. Foi patrono também do Fórum Eleitoral de Santo Antônio do Sudoeste. Era casado com Chloris Casagrande Justen, pai de Marçal Justen Filho, Chloris Elaine Justen de Oliveira, casada com o desembargador Ruy Fernando de Oliveira e de Liana Márcia Justen.

Laranjeiras do Sul – A comarca, que atende, além de Laranjeiras do Sul, aos municípios de Marquinho, Nova Laranjeira, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, conta hoje com Juizado Especial Cível e Criminal; Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do foro Extrajudicial; Vara Criminal, da infância, da Juventude e da Família; Ofício Distribuidor, Contador, Partidor, Avaliador e Depositário Público.

Do TJPR