O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) vai promover, no dia 7 de março, no auditório do Tribunal, a Oficina de Pais. O encontro é uma oportunidade para que pais e mães reflitam sobre os papéis que têm desempenhado e sobre a qualidade das relações que têm estabelecido e, assim, possam escolher agir da maneira mais saudável para si e para seus filhos.
As oficinas serão conduzidas por profissionais de Psicologia da Associação de Terapia Familiar de Goiás (ATFAGO), tendo como público preferencial os pais que enfrentam conflitos jurídicos, como ação de divórcio, ação de dissolução de união estável, ação de guarda e regulamentação de visitas. No encontro, são exibidos vídeos e realizadas palestras e exercícios de como as pessoas participantes podem agir para que todos os integrantes daquela família se adaptem à nova fase de reorganização familiar.
Os efeitos negativos que o conflito intenso e mal administrado acarreta para os filhos e filhos e quais as boas práticas parentais, o que pai e mãe podem fazer para ajudar os filhos a superarem as dificuldades inerentes a essa fase sem maiores traumas, são alguns dos temas a serem debatidos. Também serão expostas as questões jurídicas importantes a serem enfrentadas pela família nesse momento de transição, tais como a guarda compartilhada, alienação parental, formas de solução de conflitos, entre outras.
A Oficina de Pais também é aberta à comunidade em geral e não há agendamento para a participação. As vagas estão limitadas a 30% da capacidade do auditório. Elas são realizadas sempre na primeira segunda-feira de cada mês, das 8h às 12h.
Fonte: TJGO