Número de inscritos para Encontro Socioeducativo é quase 3 vezes superior ao de vagas disponíveis

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Número de inscritos para Encontro Socioeducativo é quase 3 vezes superior ao de vagas disponíveis
Compartilhe

Mais de 800 interessados de todo o País se pré-inscreveram para uma das 350 vagas disponíveis para o Encontro Nacional do Sistema Socioeducativo que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará na próxima quinta e sexta-feira (dias 13 e 14 de março), em Vitória, no Espírito Santo. O evento vai reunir magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e demais profissionais da área da infância e juventude, que lidam cotidianamente com a aplicação de medidas socioeducativas destinadas a adolescentes em conflito com a lei.

O evento está sendo organizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em cuja sede será realizado.

A programação prevê palestras sobre diversas questões. Entre elas, o acompanhamento das medidas, tanto em meio aberto como em meio privativo de liberdade; justiça restaurativa; drogadição; o Plano Nacional Socioeducativo e a profissionalização dos jovens que cumprem medida em unidade de internação.

Esse é o primeiro evento nacional promovido pelo CNJ para debater o sistema socioeducativo brasileiro. O juiz auxiliar da presidência do Conselho Márcio da Silva Alexandre explicou que a procura evidenciou carência no âmbito do sistema socioeducativo. A expectativa é que, no encontro, o assunto possa ser discutido de forma ampla, com todas as áreas que estão direta e indiretamente ligadas ao tema e em nível nacional.

Segundo o magistrado, o CNJ adotou o sistema de pré-inscrição, justamente para que as inscrições sejam distribuídas de forma mais adequada. Entre os critérios, destacam-se ordem de inscrição, regionalização e a participação de diferentes órgãos que atuam no sistema socioeducativo. De acordo com Márcio Alexandre, um dos objetivos da seleção foi garantir a presença de todos os profissionais cujo trabalho orbita em torno do adolescente socioeducando.

O juiz auxiliar da Presidência explicou também que as inscrições estão sendo confirmadas. Por essa razão, ainda existe chance de algum interessado na fila ser contemplado com uma vaga. “A área da infância e juventude carece de eventos desse porte. Daí, não ser surpresa vermos a quantidade de pessoas que procuraram participar do primeiro Encontro Nacional do Sistema Socioeducativo que o Conselho Nacional de Justiça realizará no Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, afirmou o juiz auxiliar.

Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail dmf@cnj.jus.br ou pelos telefones (61) 2326-4802. Mais informações sobre o encontro e a programação, clique aqui.     

Serviço:

Encontro Nacional do Sistema Socioeducativo

Data: 13 e 14 de março

Local: Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo

Informações: Pelo e-mail dmf@cnj.jus.br ou pelo telefone (61) 2326-4802

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias