A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) encerrou 2015 com 3.309 atendimentos. Do total, lideraram as demandas as solicitações de impulsionamento processual, com 81,81% dos atendimentos. Foram recebidas 2.707 manifestações envolvendo reclamações, 43 denúncias, 42 elogios, 96 informações sobre outros poderes, 386 pedidos de informação e 35 sugestões. Os atendimentos foram realizados por telefone, formulários eletrônicos e impressos.
De 2014 para 2015, houve aumento de 655 atendimentos. “Estamos contentes com o resultado, pois o aumento da demanda está diretamente relacionado à maior abertura dos nossos canais de acesso. Além do atendimento pessoal e telefônico, resolvemos ampliar a nossa atuação participando do Programa Justiça Comunitária do TJMT, que vai ao encontro da população nos mais diversos bairros”, disse o juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, ouvidor judicial do tribunal.
O magistrado frisa a importância da Ouvidoria como canal de comunicação entre o Judiciário e a comunidade. “A população encontra aqui um canal direto e gratuito para tirar todas as dúvidas sobre os trâmites processuais que ocorrem no Poder Judiciário mato-grossense. Além disso, também atendemos as demandas do nosso público interno, que são os magistrados e servidores”, observou.
Para o juiz, o maior diferencial da Ouvidoria é que é dado um retorno a todos os manifestantes que procuram o departamento dentro de no máximo 30 dias. Ele destaca, ainda, que as informações dos atendimentos são encaminhadas para a alta administração, para que sejam usadas no planejamento da instituição. “Sabendo onde estão os focos das reclamações, é possível desenvolver ações mais efetivas para ajudar a aperfeiçoar os serviços do Poder Judiciário”, conta.
Estrutura – Hoje, a Ouvidoria conta com equipe formada por um juiz ouvidor-geral, um diretor de departamento, um assessor administrativo, um assessor jurídico, um chefe de serviço de atendimento, três atendentes, sendo um servidor efetivo e dois estagiários. Em pesquisa realizada em 2015, a Ouvidoria obteve um alto grau de satisfação no atendimento: 95% dos entrevistados disseram ter recebido um atendimento ótimo ou bom.
Mesmo com os resultados de 2015, o ouvidor diz que as ambições são maiores para 2016. “Nossa intenção é levar a Ouvidoria para todo o estado. Para isso, queremos desenvolver ações nas comarcas polo do interior de maneira que consigamos ir ao encontro da população”, ressaltou.
Fonte: TJMT