Palestra no TRT23 leva conscientização sobre trabalho seguro a crianças de 8 a 14 anos

Compartilhe

Um auditório cheio e crianças eufóricas. O plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23), no Mato Grosso, parecia pequeno, não apenas devido à grande quantidade de alunos de 8 a 14 anos da rede pública de ensino que compareceram ao evento sobre prevenção de acidentes no trabalho, mas principalmente pela alegria e descontração que cada uma das 300 crianças exalava.

Realizado na noite de sexta-feira (30/11) pelo TRT23, em parceira com o Banco do Brasil e instituto Desportivo da Criança, o evento é parte das ações concretas e permanentes de prevenção voltadas para a diminuição dos acidentes de trabalho no Brasil e está inserido no Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunais Regionais do Trabalho (TRT’s) e demais parceiros.

Em linguagem simples e de fácil compreensão, o juiz do trabalho Alessandro Saucedo explicou aos alunos a importância da adoção de medidas de segurança para a prevenção de acidentes, como uso de equipamento e a necessidade de ambientes adequados. Os temas foram exemplificados em vídeos exibidos sobre o assunto, bem como reforçados na apresentação dos humoristas cuiabanos Nico e Lau.

Para Iracema Evangelista, uma das muitas mães que acompanharam seus filhos, o evento se revelou tão proveitoso que deveria ser copiado por outras instituições e disseminar outros conceitos também importantes para a formação cidadã dos alunos. “Foi brilhante. Só tenho que agradecer e parabenizar a todos. Este evento já está contribuindo com o crescimento de meu filho enquanto cidadão”, assegurou.

Um exemplo claro, segundo a mãe, de que as crianças estavam sendo alcançadas pela mensagem foi quando uma das alunas comentou um dos vídeos exibidos na noite. O filme, o VT de abertura para a campanha sobre prevenção de acidentes no trabalho, produzido pelo TST, mostrava estatísticas sobre os acidentes na área no país e, ao final, a cadeira vazia do pai durante o jantar em família.

O presidente do TRT23, desembargador Tarcísio Valente, destacou a relevância da realização do evento com crianças, tendo em vista que, além de orientá-las sobre pontos importantes da vida adulta, elas também atuam como multiplicadoras do conhecimento dentro de seus lares. Tal característica, segundo ele, alcança diretamente não só futuros patrões e empregados, como ajuda a disseminar tal conscientização no seio familiar.

O desembargador-presidente salientou ainda quanto à completa lotação do espaço pelos alunos, utilizado em outras ocasiões para decidir sobre questões trabalhistas, muitas delas ligadas ao tema do evento. “Foi muito realizador para este Tribunal lotar de crianças este ambiente onde julgamos ações sérias, muitas das quais envolvendo questões de segurança e medicina do trabalho”, revelou.

Do TRT-23