PJe chegará a 100% das Varas do Trabalho de Rondônia e Acre

Compartilhe

Até a primeira semana de abril, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT) estará instalado em 100% das unidades da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre. O anúncio foi feito oficialmente pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, durante a sessão solene de abertura do Ano Judiciário Trabalhista 2014, na manhã de terça-feira (21/1).

A sessão solene marcou o reinício das atividades do 2º grau, como o julgamento dos recursos contra decisões dos juízos da primeira instância e a homologação das decisões das Turmas e do Pleno na jurisdição da 14ª Região. Na Sala de Sessões, com a presença dos membros da corte, magistrados, servidores, advogados, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Rondônia, Seção Judiciária da Justiça Federal, militares e da sociedade, o presidente do TRT fez um balanço do primeiro ano de sua gestão, destacando que o tribunal foi o único a cumprir antecipadamente 100% das metas nacionais do Poder Judiciário.

Pequeno Junior mencionou a relevante parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tanto de Rondônia quanto do Acre, no contexto de transformações proporcionadas pelo PJe-JT. “A interlocução constante, o reforço nos treinamentos e a estruturação de apoio aos advogados vem forjando um ambiente com poucos percalços”, revelou.

Reestruturação – Já no campo administrativo e funcional, o desembargador ressaltou a nova reestruturação organizacional, em adequação à Resolução nº 63 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o reforço com a posse de 17 novos juízes, 32 novos servidores e a convocação de estagiários. Além disso, valorizou os sistemas administrativos, a exemplo da tramitação eletrônica dos processos administrativos, pelo e-SAP, e a implementação, de forma pioneira, do Plano de Comunicação Institucional (PCI), que norteia as diretrizes da comunicação social e oficial do TRT-14.

“A gestão por competência tem apresentado resultados significativos, com a valorização do 1º grau de jurisdição e o fortalecimento das varas do trabalho das comarcas de difícil provimento”, enfatizou o presidente do TRT ao dizer também que critérios melhor elaborados na remoção de servidores tornaram mais rápida a continuidade dos trabalhos nas unidades.

Mais de 24 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas de responsabilidade social do TRT em 2013, de acordo com Pequeno Junior, que destacou ainda as ações TRT Comunidade, realizada com a ajuda de parceiros, e o Natal Solidário.

Fonte: TRT-14