Programa Integrar chega à Bahia nesta segunda-feira

Compartilhe

As ações do Programa Integrar, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chega à Bahia nesta segunda-feira(11/01).  O Programa Integrar tem como o objetivo auxiliar os órgãos do Judiciário de todo o país na adoção de boas práticas de gestão, visando a modernização das rotinas de trabalho e a melhoria do atendimento à população. De acordo com a juíza auxiliar da presidência do CNJ e coordenadora nacional do Programa Integrar, Maria da Conceição dos Santos, serão capacitados cerca de 250 servidores da justiça baiana que se transformarão em multiplicadores das informações e do treinamento recebido nas cidades do interior baiano.

“Após a capacitação, que será dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática, esses multiplicadores voltarão às suas cidades para repassarem os conhecimentos”, explicou a juíza auxiliar. Para ampliar o processo de redistribuição dos conhecimentos adquiridos, o estado da Bahia foi subdividido pela equipe do programa em 12 pólos que agrupam as cidades baianas.

O Programa Integrar já passou pelo Piauí, Alagoas, Maranhão e Goiás e ajudou a melhorar a prestação da Justiça a partir da implantação de um modelo de gestão moderno. Um exemplo ocorrido no Piauí foi a criação do Núcleo de Apoio às Varas de Teresina (NAT), do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Outro exemplo ocorreu em Alagoas, onde 2 mil processos foram arquivados na Vara de Fazenda Pública e cem tribunais do júri foram realizados simultaneamente para solucionar crimes de homicídios, cujos processos estavam parados há anos na Justiça.

 

IS/MM

Agência CNJ de Notícias