Representantes dos primeiros condomínios que serão contemplados com o projeto Bons Vizinhos reuniram-se, no dia 12 de agosto, com o juiz de Direito coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral, com os conciliadores, mediadores e facilitadores de Justiça Restaurativa voluntários do projeto e com a equipe da Secretaria de Habitação da Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul. No encontro, acertaram os últimos detalhes do planejamento da implementação do serviço de pacificação social em condomínios populares de Pelotas.
Em breve, cada condomínio receberá uma equipe de mediadores, conciliadores e facilitadores de Justiça Restaurativa, que realizarão palestras de conscientização sobre direitos e deveres, além de tratar temas que sejam de interesse dos moradores de cada localidade.
Muitos casos que vocês trazem aqui são resolvidos pela forma tradicional: a sentença, a força de imposição do Estado, explicou o juiz Malizia aos presentes. Mas queremos lhes apresentar uma forma de tratar melhor muitos casos, que é o diálogo facilitado por um desses profissionais. Segundo o magistrado, o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade.
Nos próximos encontros serão decididas as prioridades específicas de cada residencial. A coordenação do projeto prevê a efetiva implantação já para o mês de setembro.
Contato e serviço
No Cejucs o cidadão pode buscar a solução de um conflito por meio do diálogo envolvendo os interessados, mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento deste, o que se realiza por meio de conciliação, mediação ou Justiça Restaurativa.
O atendimento no CEJUSC é gratuito e realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7º andar, na Avenida Ferreira Viana, nº 1134, telefone (53) 3279.4900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br.
Fonte: TJRS