Projeto Cidadania no MT visa prevenir crimes ambientais

Compartilhe

Uma ação inovadora do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Smades) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) será desenvolvida nas escolas municipais de ensino fundamental de Cuiabá. O "Projeto Cidadania" tem como meta conscientizar os estudantes sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente e valorizar a biodiversidade e prevenir crimes ambientais. Uma ação inovadora do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Smades) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) será desenvolvida nas escolas municipais de ensino fundamental de Cuiabá. O "Projeto Cidadania" tem como meta conscientizar os estudantes sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente e valorizar a biodiversidade e prevenir crimes ambientais.

O lançamento do projeto será nesta sexta-feira (15/08) em duas escolas municipais de Cuiabá. As atividades são organizadas pelo Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), ligado à Corregedoria-Geral da Justiça. Com a atuação junto às escolas públicas, espera-se a redução das conseqüências negativas sofridas pelo meio ambiente e do número de ações judiciais impetradas junto ao Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) e na Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá.

As atividades nas escolas começam com palestras que abordarão o conceito de meio ambiente natural, artificial, cultural e histórico, a serem ministradas por profissionais das Smades e da Sema. Serão abordados temas como desperdício de água e energia, reciclagem, coletas seletivas, tratamento de lixo e poluição. Eles trabalharão também o princípio da garantia de continuidade e permanência do processo educativo ambiental, com divulgação da legislação existente com uma linguagem simples e acessível aos estudantes.

 O grupo teatral do Juizado Volante Ambiental realizará, após as palestras, uma apresentação de teatro nas escolas visitadas. As atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o ano nas escolas municipais seguindo um cronograma de trabalho estabelecido pelos organizadores do projeto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT