São Luiz Gonzaga (RS) mobilizada para verificar situação de crianças e adolescentes em abrigos

Compartilhe

Teve início na manhã desta terça-feira (27/07) a audiência de lançamento do mutirão do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. O objetivo do mutirão é traçar um diagnóstico da situação dos jovens abrigados, verificar quantas crianças estão nessas instituições e identificar as unidades de acolhimento existentes.

Na audiência realizada foi determinada a avaliação e reavaliação individualizada da situação das crianças e adolescentes vinculados à medida protetiva de acolhimento institucional. O trabalho será realizado pela equipe multidisciplinar do Lar da Criança e do Adolescente, no prazo de 30 dias, a fim de que se possa ser feita a reintegração familiar ou colocação em família substituta, no menor espaço de tempo possível, conforme solicitação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) O levantamento será acompanhado pela assistente social judiciária do JIJ de São Luiz Gonzaga, Teresinha Aparecida Pereira.

De acordo com o Juiz da Vara da Infância e Juventude Luís Antônio de Abreu Johnson, há em torno de 55 crianças e adolescentes abrigados nos dois núcleos do Lar da Criança e do Adolescente do município.

Participaram do lançamento, além do juiz titular do JIJ, o Juiz André de Oliveira Pires, da Vara Criminal, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Conselheiros Tutelares, dirigentes do Lar da Criança e do Adolescente de São Luiz Gonzaga, membros do CEDEDICA, a Defensora Pública Andréia Rambo, a representante da OAB, Neusa Malgarim, e os servidores do Juizado da Infância e Juventude da Comarca.

Fonte: TJRS