Semana da Criança: Campanha no TJMS entregará mais de 600 brinquedos para crianças no dia 12

Compartilhe

A ideia  de presentear crianças partiu de um servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça e durante toda esta semana uma equipe da STI e de diversas áreas do Tribunal e também do Fórum de Campo Grande estão mobilizados na campanha para presentar crianças carentes da Capital. A proporção foi aumentando e pessoas de outros órgãos públicos e até de fora da cidade se interessaram em ajudar.A campanha segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, de realização de ações que objetivam a sensibilização da sociedade e a instituição de programas concretos direcionados à proteção da infância e juventude durante a Semana da Criança.  Foi desenvolvido um sistema pela STI para os “padrinhos”. Pelo sistema, bastava selecionar uma das crianças que ainda não teve o seu pedido selecionado e clicar na opção “Quero Presentear” e em seguida informar seus dados. A distribuição dos presentes às crianças será no dia 12 de outubro de 2009, nas instituições mencionadas.

Contando com o apoio do Projeto Padrinho, desenvolvido desde 26 de junho de 2000, 612 crianças de 12 instituições que enviaram seus pedidos foram apadrinhadas. Foram cadastradas crianças das instituições: Instituto Peniel; Igreja Batista; Igreja Saron; Vovó Miloca; Lar Infantil Lygia Hans; CEI Acácia Morena; Oficina do Amor; C.E.I Lar do Menino Jesus; Vovó Inêz Amati; Amigos da Criança e do Adolescente (ACA), Clubinho do Papai do Céu, e Proteção Judicial.  Muitos desses menores sofreram violência por parte dos pais e são protegidos pela Justiça, em abrigos ou casas especiais e por isso não podem ter sua foto ou residência divulgadas.

Projeto Padrinho – O Projeto Padrinho, durante seus mais de nove anos de existência, já atendeu mais de 1.300 crianças e adolescentes, que passaram pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campo Grande. Para que se tenha noção do trabalho realizado pelo projeto, é importante que se conheça as diferentes modalidades de apadrinhamento: afetivo, em que se dá atenção, carinho e permite a participação na formação do afilhado em finais de semana; o material, que atende as necessidades materiais da criança ou sua família, possibilitando a reintegração; o prestador de serviço, quando a ajuda vem por meio de serviços gratuitos; e a família acolhedora, aquela que acolhe a criança ou o adolescente por um certo período em sua casa.

Destaque – O Projeto Padrinho é referência nacional. Diante do sucesso da iniciativa em Campo Grande, o projeto já foi dividido e implantado em mais de 50 cidades brasileiras. Recentemente Cuiabá solicitou informações e implantou a proposta no município.   A excelência do trabalho realizado no projeto Padrinho ficou comprovada quando, em agosto de 2007, concorrendo com 214 trabalhos, de 22 estados do país, conquistou o primeiro lugar na categoria Poder Judiciário, do concurso “Mude um Destino”, realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Ações – Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul
Evento: Conclusão da Campanha do Dia das Crianças do TJMS – entrega dos presentes arrecadados
Local: Percurso de entrega nas 12 instituições de auxílio a crianças carentes
Data: 12 de outubro

Fonte: TJMS