Seminário apresenta mapa da violência contra idosos no DF

Compartilhe

A Central Judicial do Idoso promove, na próxima quarta-feira (12/6), de 14h às 18h, o Seminário Violência Contra a Pessoa Idosa – Reflexão com a Rede de Proteção do Distrito Federal. Durante o evento, que reunirá diversas autoridades, será lançado, em forma de cartilha, o Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa no DF. O seminário será realizado por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

O evento será realizado no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. O objetivo é aprofundar a parceria com a rede de proteção de defesa da pessoa idosa no DF, formada por instituições governamentais e não governamentais com as quais a Central tem maior interação. Serão apresentadas experiências das instituições na abordagem da temática da violência contra o idoso e sua atuação na garantia e defesa dos direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

O Seminário, que deverá reunir 250 pessoas, é voltado a profissionais envolvidos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), do Ministério Público do DF e Territórios, da Defensoria Pública do DF, do Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social – (Creas), da Defensoria Pública da União e do Conselho dos Direitos do Idoso do DF.

Também constituem público-alvo do evento a Associação Nacional de Gerontologia/DF, Sociedade Brasileira de Gerontologia/DF, Universidade para a Terceira Idade e outros grupos e associações envolvidos com a temática em pauta. O seminário estará aberto ainda a profissionais que atuam na área de saúde. Os interessados em participar podem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br. A participação é gratuita.

Pioneirismo – A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do Distrito Federal e da Defensoria Pública do DF. Conta ainda com a cooperação técnica da Polícia Civil do DF. Atua no acolhimento aos idosos que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Promove também a articulação com diversas instituições governamentais e não-governamentais, visando ações de parceria para o atendimento das demandas apresentadas pela população idosa. No âmbito do TJDFT, a Central está vinculada à 2ª Vice-Presidência.

Fonte: TJDFT