Os 10 anos de justiça restaurativa no Brasil são tema de teleconferência intermediada pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís (MA). Howard Zehr, mundialmente reconhecido como um dos pioneiros da Justiça Restaurativa, será o palestrante. O evento será na próxima sexta-feira (20/11), de 9h às 12h30 (horário de Brasília), no 1º Salão do Júri José Jámenes Calado, no Fórum Desembargador Sarney Costa.
A palestra, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), marcará os 10 anos de justiça restaurativa no Brasil. Será transmitida das dependências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para 100 salas em todo o país. Além de juízes, representantes da Funac, Creas e outras áreas ligadas ao ato infracional e à Justiça Penal devem acompanhar, segundo o titular da vara, juiz José Costa.
A justiça restaurativa é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio de protocolo de cooperação firmado com a AMB. “A superlotação carcerária, o aumento crescente da criminalidade, a insatisfação com a justiça e a fragilidade do senso comunitário são sinais de alerta que nos levam a repensar a visão que temos do crime e nosso modelo de justiça”, observa Zehr.
Fonte: CGJ-MA