TJ de Alagoas lança Cartilha da Conscientização

Compartilhe

A Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) lançará nesta terça-feira (20/01) a Cartilha da Conscientização. Uma iniciativa pioneira na administração pública do Judiciário estadual, a publicação tem o objetivo de estimular o senso de economia e organização, além da preservação do meio ambiente através de ações como a racionalização do uso de papel, água e energia.  O lançamento ocorrer durante a sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

A cartilha será distribuída para magistrados, servidores, varas, cartórios, além de entidades da administração pública.        Outras iniciativas semelhantes, como a virtualização processual pelo Processo Judicial Virtual (Projudi), já estão em pleno funcionamento em todo o Estado. O Projudi diminui a emissão de papel, além do uso da intranet para envios de memorandos e recados para servidores do Poder. 

A escolha de uma forma lúdica de publicação facilita a compreensão do leitor. O formalismo dos atos normativos deu lugar ao uso de cores, desenhos, charges e vocabulário simples. “A edição de uma cartilha permite que se compreenda mais fácil e rapidamente e que se receba de forma menos impositiva as informações”, justifica Lôbo. O objetivo é que as informações sejam vistas como indicação e não como uma determinação.

O material, editado em papel reciclado – assim como as publicações internas da Corte – sistematiza com uma linguagem simples as políticas de racionalização. As dicas vão da organização, limpeza e padronização no ambiente de trabalho ao correto uso da impressora, ar-condicionado e telefone. “Também foi feita a indicação de outras medidas de racionalização, como a aquisição de lâmpadas mais econômicas, detectores de presença e células foto sensíveis que produzem energia”, garantiu Filipe Lôbo.

Para estimular a aplicação das dicas contidas na cartilha, os setores e unidades que mais economizarem serão premiados. Os resultados serão levantados pelo Departamento Central de Material, Patrimônio e Serviços Gerais, que controla a saída de materiais como papel e copos descartáveis para os setores do Poder Judiciário.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJAL