A população de Mato Grosso do Sul receberá quatro novas estruturas do poder judiciário estadual com a inauguração dos prédios dos fóruns das Comarcas de Naviraí e Rio Brilhante neste mês. Além das novas instalações, haverá reforma com ampliação do prédio para construção de arquivo anexo nas Comarcas de Maracaju e Sidrolândia e finalização das construções, reformas e ampliações realizadas nos diversos setores da justiça sul-mato-grossense.
Ao todo foram construídos oito novos fóruns nas comarcas do interior; sete reformas com ampliações de prédios; quatro revitalizações, entre outras adaptações, reformas parciais de locais e salas específicos. Os recursos utilizados para a execução destas obras vieram do Fundo Especial para Instalação, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Funjecc) como também por meio da formação de convênios do Tribunal de Justiça com os governos estadual e municipal e o Ministério Público.
Entre os destaques, está a construção do prédio do Fórum da Comarca de Corumbá, a maior obra inaugurada nesta administração. O processo para a construção da nova estrutura começou em 2005, quando a Prefeitura Municipal de Corumbá fez a doação do terreno para a obra. Foram mais de dois anos de construção até a entrega do local em 10 de outubro de 2008. Com projeto de construção praticamente igual, apenas com algumas mudanças funcionais, Três Lagoas também receberá um novo prédio do Fórum da comarca, o qual está em fase de execução. A previsão é de que o prédio seja inaugurado ainda no primeiro semestre de 2009. Tanto o Fórum de Corumbá como o de Três Lagos possuem área total de edificações de 4.365,04m².
No dia 26 de janeiro serão entregues as reformas dos prédios dos fóruns das Comarcas de Maracaju e Sidrolândia. Além disso, o estacionamento do prédio da Secretaria do Tribunal de Justiça está sendo reestruturado e cancelas com controle na entrada do estacionamento e outros equipamentos para segurança no acesso às áreas internas serão instaladas A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJMS