TJCE promete fazer 15 mil audiências de conciliação até sexta-feira.

Compartilhe

Durante a Semana Nacional da Conciliação no Ceará, o Tribunal de Justiça daquele estado promoveu 4.074 audiências, das quais 1.858 geraram acordos representando um percentual de 45,61%. Somente em Fortaleza, 39,40% das mais de 900 sessões foram finalizadas com uma decisão conjunta das partes.

 

A central de conciliação funcionou no Fórum Clóvis Beviláqua e foi lá que o consumidor W.D., cliente do Banco Bradesco, resolveu seu impasse judicial. Ele teve a carteira roubada há dois anos e acionou a instituição financeira para bloquear seu cartão que, no entanto, continuou sendo utilizado indevidamente. O nome do consumidor acabou inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

 Ele ajuizou ação de reparação de danos contra o Bradesco e a loja Casa Pio, que autorizou venda pçrodutos sem conferir a documentação do comprador. W.D. pleiteou indenização de R$ 10 mil mas durante a conciliação  as partes fizeram um acordo que resultou em ressarcimento no valor de R$ 1.400,00. “Fico satisfeito em poder sair daqui com o problema resolvido”, destacou.

A Central de Conciliação do Fórum registrou 33% de acordos nas audiências. Para o desembargador aposentado e conciliador José Edmar de Arruda Coelho, a Semana Nacional da Conciliação “é um evento que vai ao encontro da sociedade brasileira promovendo uma reflexão sobre a cultura de paz”.

A Semana de Conciliação no Ceará, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segue até a próxima sexta-feira (03/12) e promete promover até lá cerca de 15 mil sessões de conciliação.

 

Fonte: TJCE