TJDFT e Senado renovam parceria na Rede Virtual de Bibliotecas

Compartilhe

O TJDFT e o Senado Federal assinaram Termo de Cooperação Técnica que regulamenta a participação do Tribunal na Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional – RVBI, coordenada pelo Senado Federal. A Biblioteca do TJDFT, Des. Antônio Mello Martins, é uma das integrantes da Rede, composta por 14 bibliotecas pertencentes a órgãos do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, em âmbito federal e do Distrito Federal.

A RVBI com 36 anos de existência teve sua origem na Rede SABI – Subsistema de Administração de Bibliotecas, iniciada em 1975. No decorrer dos anos de funcionamento a Rede acompanhou as inovações tecnológicas para possibilitar a compatibilidade com outras redes e sistemas de informação. As instituições integrantes do sistema são responsáveis pela alimentação de bases de dados bibliográficos, disponíveis na Internet, e bases administrativas com dados particularizados de cada Biblioteca.

O acervo registrado nas bases de dados bibliográficos da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente doutrina. Cada Biblioteca da RVBI possui uma base administrativa com dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores etc. O Termo de Cooperação renova os compromissos existentes entre o TJDFT e o Senado e as demais instituições pertencentes à Rede além de atender às reivindicações das bibliotecas na descentralização de treinamentos de sistema automatizado e, também, na administração de tabelas internas das bibliotecas, tornando-as independentes na gestão de suas informações específicas.

A Biblioteca do TJDFT, Desembargador Antônio Mello Martins dispõe de um acervo especializado em Direito de aproximadamente 40 mil livros e quase 400 títulos de periódicos que integram a rede RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas). O acervo está à disposição de magistrados, servidores e bibliotecas cooperantes do sistema de empréstimos entre bibliotecas para consulta e empréstimo. O público externo pode utilizar o espaço para consultas e estudo.

Fonte: TJDFT