A Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Maranhão vai apresentar nesta quinta-feira (11/09), trabalho de desenvolvimento dos Planos de Classificação de Documentos e Tabelas de Temporalidade das atividades meio e fim do TJ, no II Encontro sobre Gestão Documental Pública e Política de Arquivo para o Estado.
A Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Maranhão vai apresentar nesta quinta-feira (11/09), trabalho de desenvolvimento dos Planos de Classificação de Documentos e Tabelas de Temporalidade das atividades meio e fim do TJ, no II Encontro sobre Gestão Documental Pública e Política de Arquivo para o Estado.
Propostas para destinação dos documentos do Tribunal, a exemplo da eliminação, transferência, digitalização ou microfilmagem, entram em destaque no programa de exposições, que ocorre até sexta-feira, na Escola de Música, pela manhã e tarde. De acordo com presidente da comissão, Lúcia Serra, foram encontrados no acervo processos com data do século XVIII, que são utilizados como pesquisa.
O levantamento prévio conta com dados colhidos por meio de questionário disponibilizado na intranet, e abrange os dois arquivos do judiciário estadual, com 70% de documentação processual e 30% da administrativa. Há possibilidade de transformar até 50% do acervo em arquivo digital. Essas ações visam a melhorar os serviços de arquivo do Tribunal e agilizar o acesso às informações.
O resultado da avaliação documental deve ser apresentado até novembro ao presidente do TJ, desembargador Raimundo Freire Cutrim, e ao corregedor Jamil Gedeon. A comissão foi criada em junho deste ano e é composta por nove membros com formação nas áreas de Biblioteconomia, Arquivo, Direito, História, Administração e Contabilidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJMA