O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) encerrará 2010 com a doação de 100 conjuntos completos de computadores usados para entidades filantrópicas. Os equipamentos serão destinados à inclusão social dos atendidos pelas entidades de Cuiabá e Várzea Grande, que prestam assistência à crianças e adolescentes em situação de risco social.
Além de ajudar a reduzir a desigualdade, o objetivo da iniciativa é colaborar na formação das habilidades necessárias para esses jovens enfrentarem os desafios do século XXI.
Todos os equipamentos doados são inservíveis para o Poder Judiciário Estadual cujo volume de trabalho exige a substituição constante por máquinas com maior capacidade de desempenho e custo-benefício apropriado.
Foi o que ocorreu, por exemplo, com a substituição dos monitores do tipo CRT (que utiliza tubo de imagem), pelos modelos LCD (cristal líquido) que, além de ocuparem menor espaço na estação de trabalho, apresentam menor consumo de energia, combinado com maior qualidade de definição da imagem.
Embora usados, os equipamentos reunidos para doação estão em perfeito estado de conservação e funcionamento, prontos para serem utilizados. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Mato Grosso(TJMT), Johnny Ander Abdalla, antes da entrega ao destinatário, os equipamentos indicados para doação passam por triagem, onde são preparados para novo uso. “A promoção da inclusão digital é uma das metas do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Mato Grosso”, destacou o coordenador.
Dos 100 conjuntos de computadores previstos para doação, 64 já foram entregues, sendo 10 para a Associação Filantrópica São Judas Tadeu; 10 para a Casa de Retaguarda Dr. Paulo Prado; 10 para o Projeto Nossa Casa; 10 para o Projeto Ser Menino; e 24 para o Projeto Vida Nova. Outros 30 serão entregues nos próximos dias para o Rotary, clube de serviços e outros seis aguardam análise de documentação enviada pelas entidades candidatas para definição de quantas ou quais serão agraciadas.
Estão aptas a pleitear doação de equipamentos junto ao Tribunal de Justiça as entidades filantrópicas sem fins lucrativos, com documentação atualizada (estatuto social, regimento interno, registro público, ata de constituição, documentos pessoais do responsável) e que desenvolvam algum trabalho relacionado à ação da Justiça, como abrigos para meninos e meninas infratoras.
Interior – No interior do estado, a solicitação de doação de equipamentos por entidades filantrópicas ou escolas públicas deve ser feita diretamente no Fórum da comarca, formalizada com documentação o ofício endereçado ao juiz diretor do foro.
Fonte: TJMT