TJRJ mobiliza magistrados para cumprimento de metas

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Zveiter, reuniu-se na última quarta-feira (18/08) com todos os magistrados de 1ª instância do Judiciário fluminense para discutir o cumprimento da Meta 1, 2 e 3 do Poder Judiciário.

O objetivo foi sensibilizar os juízes a fim de que não haja queda nas estatísticas do Judiciário do Rio que, no ano passado, ficou em posição de vanguarda diante dos demais tribunais do país no cumprimento das metas de nivelamento. A reunião foi realizada no auditório Desembargador José Navega Cretton, no 7º andar, Lâmina I, do Palácio da Justiça, e contou com a presença de mais de 250 juízes, sendo que, aproximadamente 300 juízes acompanharam o evento, das comarcas do interior do estado, por transmissão em videoconferência.

No 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em de fevereiro de 2009, em Belo Horizonte (MG), os tribunais brasileiros traçaram 10 metas prioritárias para o Judiciário atingir, no escopo de maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhoraria da qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliação do acesso à justiça.

Segundo o presidente do TJ, em 2009, das 10 Metas, o Judiciário do Rio cumpriu nove. Ele disse que, em relação à Meta 2 (identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31 de dezembro 2005, em 1º, 2º grau ou tribunais superiores), o TJ fluminense ficou com processos pendentes.

Várias sugestões surgiram, entre elas, propostas pelo próprio presidente Luiz Zveiter, a criação de grupos de sentenças nas varas com número elevado de processos, de grupos de apoio cartorário para tramitar com exclusividade os processos constantes das metas, além da constante atualização dos enunciados do Tribunal de Justiça que tratam de temas processuais afetos ao julgamento e extinção de processos.

O encontro contou ainda com a participação dos juízes auxiliares da presidência Gilberto de Mello Nogueira Abdelhay Junior e Fábio Ribeiro Porto e dos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça, Cristiane Cantisano Martins e Arthur Eduardo Magalhães Ferreira.

Fonte: TJRJ