TJRS vai implantar projeto piloto de conciliação

Compartilhe

Uma reunião realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, marcou o início das tratativas para implantação de um projeto piloto sobre conciliação de processos judiciais envolvendo o Banco do Brasil. A Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, que atua na conciliação de processos no 2º Grau da Justiça gaúcha, representou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) na reunião.
(Imagem meramente ilustrativa).

O objetivo do projeto é desafogar a justiça e proporcionar ao Banco do Brasil a experiência da conciliação, que tem colaborado com instituições financeiras na busca da solução dos conflitos. Segundo a Desembargadora Vanderlei, a iniciativa é muito importante. Há um grande número de processos envolvendo o BB no TJRS. Só em Porto Alegre, são 12,5 mil ações. “A conciliação é a melhor forma de resolver o acúmulo de processos”, destacou a magistrada.

O projeto será implantado inicialmente nos Tribunais de Justiça dos Estados de Sergipe e do Rio Grande do Sul. Dependendo do resultado, será ampliado para todo o País. Na reunião, ficou definido que até o dia 30 de março o TJRS e o TJSE vão repassar ao Banco do Brasil as informações sobre os processos envolvendo a instituição. O banco terá um prazo até o dia 20 de abril para analisar as informações. O lançamento oficial do projeto piloto está previsto para o dia 21 de maio.

Do TJRS