TRE-ES foi corte regional que menos gastou nas eleições de 2012, informa relatório do CNJ

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça divulgou nesta terça-feira (15/10) o Relatório Justiça em Números, referente aos dados estatísticos de todos os tribunais dos diversos segmentos do Poder Judiciário nacional do ano 2012. De acordo com o levantamento, o TRE-ES figura entre os regionais de médio porte, tendo sido, neste grupo, o tribunal com menor custo eleitoral, proporcionalmente às despesas totais (6,8%), e o segundo com menor gasto total em termos absolutos (R$ 6,6 milhões).

Isto significa dizer que, no ano em que foram realizadas as eleições municipais – quando as atividades exigem maior gasto em razão da execução do processo eleitoral –, o TRE-ES conseguiu otimizar a administração dos recursos orçamentários, reduzindo o custo por eleitor a R$ 2,52. Compõem, ainda, o grupo das cortes regionais de porte médio os tribunais eleitorais do Maranhão, de Goiás, do Ceará, da Paraíba, de Santa Catarina, do Pará, de Pernambuco, de Mato Grosso, do Piauí e do Rio Grande do Norte.

A força de trabalho utilizada pelo TRE-ES, em 2012, contava com 60% de servidores efetivos, 1% de requisitados, 1% de comissionados sem vínculo com a administração pública, 26% de terceirizados e 12% de estagiários. Relativamente à carga de trabalho, o TRE-ES encontra-se, na comparação com os demais, na 5ª posição geral em processos baixados por magistrados.

O Relatório Justiça em Números 2012 pode ser acessado, na íntegra, no portal do Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: TRE-ES