Neste mês, o Poder Judiciário do Tocantins inaugurou mais três unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Agora, também contam com as estruturas de conciliação os municípios de Tocantinópolis, Araguatins e Augustinópolis. A solenidade de entrega do centro de Tocantinópolis, primeiro evento, foi realizada na sexta-feira, 12 de agosto, com presença de magistrados, servidores e autoridades locais.
Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), desembargador Ronaldo Eurípedes, tratou da importância de se implantar a cultura da conciliação na sociedade. “O Cejusc é um dos pilares da mudança na prestação jurisdicional. Somos um Judiciário de vanguarda e nos orgulhamos disso. Investimos na pacificação social e acreditamos no trabalho dos centros, pois sabemos que eles representam um novo momento para a Justiça brasileira”, disse o magistrado.
A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Umbelina Lopes Pereira, destacou a importância das ações voltadas para o tratamento adequado da solução de conflitos. “A conciliação está ganhando protagonismo no sistema de Justiça. A magistratura tocantinense está empenhada na busca pela pacificação social e estamos felizes em receber o apoio do tribunal. Desenvolver projetos que estimulem e auxiliem a solução amigável dos processos é oferecer à população a opção do diálogo. Com certeza, toda a sociedade tem a ganhar com isso”, observou.
O coordenador do Cejusc de Tocantinópolis, juiz Helder Carvalho Lisboa, ressaltou a importância da implantação dos centros de conciliação também nas comarcas do interior do estado. “Temos que tratar o cidadão que procura o fórum com atenção, e o Cejusc abre as portas para ouvir os jurisdicionados e oferecer uma solução mais rápida às suas demandas”, afirmou.
Araguatins – Na Comarca de Araguatins, a solenidade de entrega do Cejusc foi realizada na manhã da segunda-feira (15/8). Magistrados e servidores participaram da cerimônia. “A estruturação do Cejusc demonstra a preocupação do TJ com a busca pela pacificação social”, opinou o coordenador do centro da comarca, juiz José Carlos Tajra Reis Júnior.
Em Augustinópolis, a cerimônia de entrega do Cejusc também foi realizada também na segunda-feira. Para o diretor do foro e coordenador do Cejusc, juiz Jefferson David Asevedo Ramos, a entrega da unidade à comarca representa uma conquista para a região norte do Tocantins. “O TJ está nos presenteando com a estrutura necessária na busca pela paz social. Acredito no trabalho dos servidores do nosso sistema de Justiça. Somos agentes da pacificação e todos nós estamos comprometidos com os objetivos do centro”, afirmou.
Fonte: TJTO