O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Roberto Haddad, publicou no dia 20 de outubro, a Resolução nº 262, que instituiu o programa “Conhecendo a Justiça”, em cumprimento à Meta 4, de 2011, do Conselho Nacional (CNJ), que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as atividades dos órgãos do Poder Judiciários ou quaisquer espaços públicos.
O programa “Conhecendo a Justiça” tem como objetivo propiciar ao público esclarecimentos sobre as atividades desenvolvidas na Justiça Federal da 3ª Região. A implantação do programa terá início com dois projetos desenvolvidos por servidores do Tribunal: o “TRF3 de Portas Abertas” e o “Apresentando o Judiciário à Sociedade”. Dentro do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, elaborado pela Ouvidoria, acontecerão visitas monitoradas e previamente agendadas deste Tribunal.
Já no projeto “Apresentando o Judiciário à Sociedade”, ligado à Secretaria de Gestão de Pessoas, o objetivo será de proferir palestras sobre a Justiça Federal da 3ª Região em qualquer espaço público, como escolas, igrejas ou centros comunitários.
Segundo a coordenadora das atividades complementares, esse tipo de visita é um reforço para a própria profissão. “Essas visitas vão reforçar ainda mais a disponibilidade do aluno, depois de formado, do que buscar”, esclarece Odila Alonso. Para o professor Edson Oliveira, que é mestre em Direito, a intenção da visita “é trazer os alunos para terem uma ideia concreta da atuação do Tribunal e conhecer as suas instalações”. Ele acredita que depois deste tipo de experiência, fica mais fácil o aprendizado e a compreensão do tema. “Nós não temos essa oportunidade lá no interior, estamos a 560 quilômetros da capital. Então, é bastante importante para o aluno ter essa vivência, observando concretamente a atuação do Tribunal”, argumenta.
Os alunos puderam acompanhar palestras que abordaram a competência e a estrutura da Justiça Federal e o papel da Corregedoria Regional, ministradas pelos servidores do Tribunal, Marco Aurélio Serau Júnior, do Gabinete da Corregedoria Regional, e Eduardo dos Santos Moreira, do Gabinete da desembargadora federal Cecília Mello. Também conheceram o Plenário do TRF3, onde se reúnem os desembargadores federais para atos solenes e sessões de julgamento, além de visitarem a estrutura de um gabinete.
A estudante Carolina Grosso de Souza acha muito importante que essas visitas aconteçam para o aluno ter uma noção maior do mercado e da profissão. “Acredito que todos os órgãos públicos, principalmente esses de grande importância, deveriam ter esse projeto para ter maior acesso da população, para levar o conhecimento de qual é a função desse órgão e qual é o benefício que ele traz para a
sociedade”, ressaltou.
Do TRF 3