Tribunais relembram os caminhos para consolidação do Judiciário

Você está visualizando atualmente Tribunais relembram os caminhos para consolidação do Judiciário
Arte: TJPI
Compartilhe

O Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), realiza nesta segunda-feira (10/5), às 15h, uma live especial sobre o Dia da Memória do Poder Judiciário. O evento tem o objetivo de preservar a memória e as narrativas do Judiciário e relembra os caminhos para a consolidação da justiça. A solenidade conta com a participação dos representantes de todos os tribunais do Piauí.

A data institucionalizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para celebrar o patrimônio cultural construído pelos tribunais desde o Brasil Colônia, preservando para as gerações presentes e futuras, não por coincidência, foi o dia 10 de maio. Na mesma data também é comemorada a criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio, em 1808, marco para a história do Poder Judiciário.

O encontro será realizado pelo canal da Escola Judiciária do Piauí no YouTube. Nele, serão resgatados os vários acontecimentos que marcaram o Judiciário, como explica o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, presidente do Núcleo Memória e História do TJPI. “É um resgaste da nossa história que se desenrola através dos tempos, dos tempos coloniais até a nossa época. Nós, há muitos anos já tínhamos os nossos museus, as nossas tradições em vários tribunais brasileiros concretizando, planejando e defendendo nossa memória. Esse regaste, deve partir não só das capitais, mas também do interior, onde existe objetos e histórias do nosso judiciário, da nossa gente.”

O evento já tem a presença confirmada do presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira , do juiz e diretor do Fórum da Justiça Federal 1ª Região no Piauí, Nazareno César Moreira Reis, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador José James Gomes Pereira; e da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do da 22ª Região (TRT22), desembargadora Liana Ferraz de Carvalho.

Fonte: TJPI