Tribunal capixaba divulga diagnóstico sobre sistema prisional

Você está visualizando atualmente Tribunal capixaba divulga diagnóstico sobre sistema prisional
Compartilhe

A íntegra do Diagnóstico do Sistema Prisional Capixaba foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) nesta semana. O relatório analisa o sistema local e serve de base ao programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que começará a ser implantado no estado. Dados da pesquisa revelam que o Espírito Santo ocupa o 8º lugar em número absoluto de presos.

No estado, a taxa de pessoas presas para cada 100 mil habitantes é de 468 — são 18.371 internos para uma população de 3,9 milhões habitantes. A Grande Vitória concentra 11.844 mil presos, enquanto o interior reúne 6.527 detentos. Dado que o sistema local possui 13.784 vagas, a taxa de ocupação está em 135,70%. Até setembro, o estado contava com 36 unidades prisionais.

Segundo o relatório, o Espírito Santo foi estado que mais aplicou recursos próprios na modernização do sistema carcerário. Nos últimos oito anos, perto de R$ 500 milhões foram empregados na construção de prisões na região. O Cidadania nos Presídios complementa o projeto Audiência de Custódia e trata da saída dos presos das unidades de internação, de modo com que tenham uma completa ressocialização.

Fonte: TJES