O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) lançou, na última sexta-feira (3/12), a cartilha “Tribunal mais acessível”, O material apresenta os principais direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e o papel do Judiciário para garantir soluções adequadas, acessíveis, rápidas e efetivas dos conflitos.
A servidora Renata de Souza Santos, integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJES, destacou que a proposta “é que a informação seja disponibilizada em formatos acessíveis, de forma que todos tenham acesso à informação ao mesmo tempo”. A cartilha possui uma linguagem simples, com exemplos e orientações de uma cultura anticapacitista e de acesso à Justiça.
Além do texto, o material traz conteúdo audiovisual com narração e legenda produzidos pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do TJES. E, em parceria com a Universidade federal no estado, foi possível transmitir o conteúdo também em Libras (língua brasileira de sinais) para pessoas surdas sinalizadas.
Fonte: TJES