A partir dessa segunda-feira (18/10), pelo prazo de 30 dias, estão disponíveis os questionários da Pesquisa de Imagem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um projeto estratégico coordenado pela Ouvidoria da corte. A iniciativa busca aferir a percepção da sociedade sobre o STJ, também chamado de Tribunal da Cidadania: como ele é visto e o quanto é conhecido.
Há um questionário específico para magistrados e servidores da Justiça; outro para advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública; e um para o público em geral .
De acordo com o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, a realização dessa primeira pesquisa de imagem faz parte do esforço da instituição para alinhar suas ações estratégicas com os anseios da sociedade, de modo que, após a apuração e análise dos resultados, possam ser feitos os ajustes necessários.
“O diálogo com a sociedade é prioridade nesta gestão. Entendemos que só se constrói um país justo e fraterno quando os atores sociais conhecem e se envolvem no trabalho desenvolvido pelo Estado. Queremos ouvir a voz do povo brasileiro, queremos ouvir a voz da democracia”, declarou o ministro.
Na execução da pesquisa, a Ouvidoria conta com o apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV) e das Secretarias de Gestão Estratégica e de Comunicação Social do STJ.