Ações levam informação sobre saúde do trabalhador

Compartilhe

Empreendedorismo social para reverter o cenário de crescimento do número de acidentes de trabalho ocorrido no Brasil nos últimos anos. Esse foi o intuito do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL), por meio de seu Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, que organizou, na manhã do último domingo (27/7), na orla marítima de Maceió, ações para comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27/7).

A programação teve exames profiláticos (verificação de pressão arterial, glicemia e IMC), além de vacinações, distribuição de folheteria com conteúdos educativos, exposição de equipamentos de proteção individual (EPI) e uma apresentação com abordagem lúdica focada na temática.

Passou pelas tendas um público diversificado: profissionais liberais de vários segmentos, estudantes e turistas. Foram efetuados mais de 60 atendimentos profiláticos. No tocante às atividades lúdicas, registrou-se significativo número de participantes nas aulas de dança, alongamento e recebimento de massagens.

O mototaxista Carlos Luís foi uma das pessoas beneficiadas com a iniciativa. Ele buscou o serviço de vacinação, pois ressaltou se preocupar com o risco de tétano em função de sua atividade. “Essa é uma boa oportunidade de cuidar da saúde, em razão da facilidade de acesso à vacina”, avaliou.

A aposentada Maria do Socorro Rodrigues afirmou que foi uma excelente ocasião.
“Além do momento de lazer, em minha caminhada matinal aprendi a ter mais zelo com o bem-estar. Ainda tomei a vacina antigripal e contribuí para manter meu bom estado de saúde”.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Dicas e orientações acerca da temática foram transmitidas ao público. O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas (SRTE), Elton Machado, enalteceu a iniciativa do Getrin19 e falou que a prevenção de acidentes de trabalho deve ter muito espaço na mídia assim como em todos os ambientes de formação educacional. Segundo ele, são mais de 2 milhões de mortes por ano em razão de acidentes de trabalho. Esse número é ainda maior, já que não há a cultura da notificação de acidentes nos órgãos públicos.

A juíza do trabalho e gestora Regional do Programa Trabalho Seguro, Carolina Bertrand, que coordenou toda a ação, participou ativamente das atividades. Ela expressou sua satisfação dizendo que é um dever de cidadania disponibilizar informações para melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, colher como resultado o desenvolvimento da sociedade.

O juiz do trabalho da 7ª VT de Maceió, Alan Esteves, falou que o empregador precisa tomar consciência da importância da prevenção e que iniciativas dessa natureza configuram-se como mais um meio de disseminar informações. Já o juiz do trabalho substituto, Rinaldo Rapassi, disse que o cumprimento da lei é uma proteção também para o empregador, pois registrar o trabalhador é mais econômico do que arcar com ônus advindo do descumprimento de direitos.

Ainda prestigiaram o evento os magistrados José dos Santos Júnior (presidente da Amatra19), Bianca Calaça e Sarah Vanessa. A celebração teve o apoio de várias instituições que compõem o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin19), a exemplo de AMATRA19, ANENT/AL, CEREST (estadual e municipal), COOPEAL, CREMAL, ELETROBRAS, FAA/IESA, SENAR/FAEAL, FETAG, FIEA/SESI, IFAL (Palmeira dos Índios), MTE/SRTE, SENAC, SESC, SINDUSCON, SMS e UFAL.

Fonte: TRT-AL