TRT-ES testa sistema de gravação de audiências

Compartilhe

Quem entra na sala de audiências da 6ª Vara do Trabalho de Vitória, logo percebe a novidade. Sobre a mesa do juiz e das partes, microfones e minicâmeras podem ser vistos ao lado de computadores e processos. Os novos equipamentos foram instalados para permitir a gravação em áudio e vídeo dos depoimentos, durante as audiências.

A tecnologia desenvolvida por uma empresa particular está sendo utilizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) em fase de testes. O juiz titular da 6ª VT, Ney Álvares Pimenta Filho, ao colher o depoimento de uma testemunha, não precisa mais ditar as declarações para a secretária de audiência. Os depoimentos são gravados em áudio e vídeo e ficam armazenados no computador, como arquivos digitais, integrados ao processo. As partes e advogados podem levar CDs ou pen drives para receber os arquivos gravados.
 
Além do ganho de tempo na realização das audiências, o juiz Ney Pimenta cita outra vantagem do novo sistema: “ao ver e ouvir as gravações, o juiz vai poder se lembrar das inflexões, do tom de voz e das expressões faciais das testemunhas, por exemplo”. Segundo o magistrado, o registro audiovisual também será muito útil no Tribunal, pois os desembargadores poderão conferir as reações das partes e testemunhas que foram descritas nos autos pelo juiz de primeiro grau e, assim, avaliar melhor os depoimentos.
 
O sistema de gravação de audiências começou a ser testado pelo TRT-ES na última sexta-feira (26/8) e,de acordo com o diretor-geral de secretaria, Carlos Tadeu Goulart, em breve deverá ser adquirido pelo Tribunal, que o estenderá a todas as unidades judiciárias, incluindo o Plenário, reduzindo o tempo das audiências judiciais.
 
A gravação de audiências auxilia ainda no cumprimento da Meta 2 – uma das metas nacionais do Judiciário para 2011- que prevê a implantação de sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau, em cada tribunal.
 
Fonte: TRT-ES